Cai o velho Pau-ferro preto, referência socioafetiva da população formosense

Em Formosa existia, num rasgo de praça tomada por edificações, uma frondosa árvore de pau-ferro preto. A praça, carinhosamente chamada de Praça do Pau-Ferro pela população, no passado se chamou Largo do Baruzeiro.

Georreferenciada na posição de Latitude: 15º 32’ 13.10”S – Longitude: 47º 19’ 58.35”, a velha árvore, da qual nunca se soube a idade exata, mas estimada em mais de 150 anos, foi, geração após geração, referência geográfica e socioafetiva da comunidade formosense com sua natureza.

Tombada por lei municipal de iniciativa dos vereadores Jorge Resende Silva e Tuca Magalhães, sancionada pelo prefeito Jair de Paiva em 30 de maio de maio de 1990, o velho pau-ferro teimava em resistir. Em 3 de março deste ano da graça de 2018, nossa árvore-símbolo deixou de fazer parte da paisagem formosense.

Um motorista descuidado, não obstante os gritos dos populares, arrancou com sua carreta a velha árvore-símbolo de Formosa. Consultado, o prefeito Ernesto Roller informa ter registado ocorrência e anuncia a construção, de imediato, de um memorial no local, e também o plantio de outra árvore da mesma espécie no que restou da antiga Praça do Pau-Ferro.

Consternada pela perda desta referência socioambiental de nossa cidade, a diretoria do Sinprefor expressa seu pesar e se soma a seus filiados e filiadas e à nossa comunidade, na esperança de que nossa natureza seja cada vez mais amada e respeitada por nossas gerações presentes e futuras.

 

Foto: Acervo Xapuri

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

%d blogueiros gostam disto: