Cai o velho Pau-ferro preto, referência socioafetiva da população formosense –

Em Formosa existia, num rasgo de praça tomada por edificações, uma frondosa árvore de pau-ferro preto. A praça, carinhosamente chamada de Praça do Pau-Ferro pela população, no passado se chamou Largo do Baruzeiro.

Georreferenciada na posição de Latitude: 15º 32’ 13.10”S – Longitude: 47º 19’ 58.35”, a velha árvore, da qual nunca se soube a idade exata, mas estimada em mais de 150 anos, foi, geração após geração, referência geográfica e socioafetiva da comunidade formosense com sua natureza.

Tombada por lei municipal de iniciativa dos vereadores Jorge Resende Silva e Tuca Magalhães, sancionada pelo prefeito Jair de Paiva em 30 de maio de maio de 1990, o velho pau-ferro teimava em resistir. Em 3 de março deste ano da graça de 2018, nossa árvore-símbolo deixou de fazer parte da paisagem formosense.

Um motorista descuidado, não obstante os gritos dos populares, arrancou com sua carreta a velha árvore-símbolo de Formosa. Consultado, o prefeito Ernesto Roller informa ter registado ocorrência e anuncia a construção, de imediato, de um memorial no local, e também o plantio de outra árvore da mesma espécie no que restou da antiga Praça do Pau-Ferro.

Consternada pela perda desta referência socioambiental de nossa cidade, a diretoria do Sinprefor expressa seu pesar e se soma a seus filiados e filiadas e à nossa comunidade, na esperança de que nossa natureza seja cada vez mais amada e respeitada por nossas gerações presentes e futuras.

 

Foto: Acervo Xapuri

Anúncios

Comentários

X
preloader