Lula: “Se eu for presidente, não haverá garimpo em terras indígenas”

Em entrevista nesta quinta-feira (10/3), ex-presidente culpou ainda a Lava-Jato e as privatizações pela alta nos preços de combustíveis no país…

Por Victor Correia/via Correio Brasiliense

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou nesta quinta-feira (10/3) que não haverá mineração em terras indígenas caso seja eleito à Presidência da República este ano. A fala foi em resposta à aprovação do pedido de urgência ao PL 191/20, que dispõe sobre o tema, pela Câmara dos Deputados na quarta (9).

“Se eu for presidente da República, não haverá garimpo em terras indígenas e ponto pacífico. Nós não temos que importuná-los [os indígenas], temos que dar a eles o direito de viver decentemente”, afirmou.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Lula culpou ainda a operação Lava-Jato e a privatização da Distribuidora BR — ocorrida em junho de 2021 — pela alta no preço dos combustíveis.

“A Lava-Jato não teve outra tarefa senão a de prestar contas ao departamento de justiça dos EUA e tentar destruir a indústria de óleo e gás nesse país”, disse o petista. “Esse Brasil tinha uma grande distribuidora que foi privatizada e agora você tem mais de 400 empresas importando gasolina ao preço de dólar quando nós temos autossuficiência e produzimos petróleo em reais”, continuou.

Aliança

Lula confirmou que pretende conversar com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), sobre a possibilidade de uma aliança política assim que Kalil anunciar sua candidatura ao governo de Minas Gerais e deixar seu cargo atual.

Citando o candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte em 2020, Nilmário Miranda — que alcançou apenas 1,88% dos votos —, Lula defendeu a aproximação com outros partidos como estratégia para o pleito de 2022. “Nós já fizemos uma situação, na minha opinião, vexatória lançando candidato quando seria melhor ter construído logo uma aliança com o Kalil. Se não temos condições de ter candidatura própria, temos que reconhecer e procurar com quem fazer aliança”, reforçou.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
[instagram-feed] [instagram-feed]