Por Lúcia Resende

 

Rosa Maria chegou a nossa casa há pouco mais de 10 anos e trouxe com ela o melhor bolo de banana que conheço!

Minha parceira nos afazeres da casa e na feitura dos quitutes, sua especialidade é mesmo este bolo. Por uma década fiquei acomodada; tinha banana sobrando, a tarefa era dela, e o lanche estava garantido. Tempo passou, e nada de eu aprender a fazer a delícia.

Agora, nestes tempos de Covid-19, Rosa Maria foi pra casa, para se proteger, e eu, que cá fiquei, tive de assumir, entre outras tarefas, a de fazer o bolo de banana da Rosa, porque virou costume, e a turma cobra!

Para este registro, resolvi batizar o bolo com o nome de quem me ensinou, claro!

 

Ingredientes

4 ovos

1 ½ xícara de açúcar cristal (eu uso demerara)

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de óleo

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

Canela a gosto (uma colher, pelo menos)

6 a 8 bananas (nanica)

 

Modo de Fazer

No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar (reserve umas 4 colheres), o sal e 3-4 bananas (depende do tamanho). Despeje numa vasilha, adicione a farinha peneirada com um pouco de canela e misture. Por último, acrescente o fermento e despeje na assadeira (untada e polvilhada com farinha). Fatie as bananas restantes no sentido do comprimento e coloque por cima da massa. Misture a canela com o açúcar reservado e polvilhe as bananas. Asse em forno 180-200 graus. Depois, é saborear!

 

Lúcia Resende

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611-6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: