Bolo de banana Rosa Maria

Rosa Maria chegou a nossa casa há pouco mais de 10 anos e trouxe com ela o melhor bolo de banana que conheço!

Por Lúcia Resende

Minha parceira nos afazeres da casa e na feitura dos quitutes, sua especialidade é mesmo este bolo. Por uma década fiquei acomodada; tinha banana sobrando, a tarefa era dela, e o lanche estava garantido. Tempo passou, e nada de eu aprender a fazer a delícia.

Agora, nestes tempos de Covid-19, Rosa Maria foi pra casa, para se proteger, e eu, que cá fiquei, tive de assumir, entre outras tarefas, a de fazer o bolo de banana da Rosa, porque virou costume, e a turma cobra!

Para este registro, resolvi batizar o bolo com o nome de quem me ensinou, claro!

 

Ingredientes

4 ovos

1 ½ xícara de açúcar cristal (eu uso demerara)

2 xícaras de farinha de trigo

continua depois da propaganda

1 xícara de óleo

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

Canela a gosto (uma colher, pelo menos)

6 a 8 bananas (nanica)

continua depois da propaganda

 

Modo de Fazer

No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar (reserve umas 4 colheres), o sal e 3-4 bananas (depende do tamanho). Despeje numa vasilha, adicione a farinha peneirada com um pouco de canela e misture. Por último, acrescente o fermento e despeje na assadeira (untada e polvilhada com farinha). Fatie as bananas restantes no sentido do comprimento e coloque por cima da massa. Misture a canela com o açúcar reservado e polvilhe as bananas. Asse em forno 180-200 graus. Depois, é saborear!

Lúcia Resende


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 

 

continua depois da propaganda
continua depois da propaganda