Toda família indígena, ribeirinha ou extrativista da Amazônia sabe o que é o chibé (do tupi xibé), também conhecido como jacuba. Na essência, o chibé é uma espécie de papa de farinha com água, que pode ser consumida sozinha, ou serve de acompanhamento para o peixe.

Em algumas regiões, o chibé é feito bem ralo, quase como um suco. Em outras, torna-se mais denso, quase como uma tapioca. Tomando como ponto de partida a farinha e a água, os demais ingredientes também variam, de acordo com os ingredientes disponíveis, de região para região.

Em seu poema “Chico Mendes: O sonho que cresce no chão da floresta”, o poeta amazonense Thiago de Mello registra a importância do chibé na alimentação das crianças da Amazônia.

Ingredientes

2 xícaras de farinha de mandioca

(farinha d´água)

3 ½ xícaras de folha de chicória

(ou qualquer outra folha verde)

picada bem miudinha

1 cebola média picada em pedaços

bem pequenos

1 pitada de pimenta Baniwa

(ou malagueta)

2 xícaras de água

1 limão (caldo)

1 pitada de sal

Modo de fazer

Misture a farinha, a água e o sal e deixe hidratar a farinha, que absorve toda a água. Em seguida, misture o restante dos ingredientes, tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via Whatsapp: 61 9 9611 6826.  

 

One Response

  1. Joel Sousa

    Aqui no interior do Maranhão é conhecido como Chimbel…rsrs bom de mais

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.