Pesquisar
Close this search box.

Chico Balanceado

Chico Balanceado

Conheço como Chico Balanceado, mas há quem chame de Manezinho Araújo. Se há algum Francisco ou Manoel nessa história, não sei. Também não sei como e onde surgiu esta sobremesa.

Por Lúcia Resende

 Eu aprendi com uma paranaense, mas os gaúchos dizem que é coisa do Rio Grande. Só posso atestar que é simples e muito saborosa e que aqui em casa é um coringa: tem banana sobrando, hora de fazer Chico Balanceado!

Ingredientes

Creme

1 lata de leite condensado

3 latas de leite

3 gemas (reserve as claras para o merengue)

2 colheres de amido de milho (não muito cheias)

Merengue

3 claras

3 colheres de açúcar refinado

1 colher de chá de suco de limão

Doce

6 bananas

1 ½ xícara de açúcar

3 xícaras de água

Modo de Fazer

Caramelize o açúcar, acrescente a água e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio. Junte as bananas cortadas em rodelas não muito finas, misture e deixe ferver rapidamente. Despeje em uma vasilha de vidro temperado.

Em uma panela, coe as gemas, junte o leite condensado, o leite e o amido de milho. Misture bem e leve ao fogo até cozinhar o creme. Despeje sobre o doce de bananas.

Por último, bata as claras em neve, acrescente aos poucos o limão e o açúcar, sempre batendo, até misturar tudo muito bem. Em seguida, com uma colher, vá colocando o merengue sobre o creme e ajeitando, até preencher toda a superfície. Com a própria colher, vá levantando picos de neve. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Deixe esfriar e leve para gelar.

Obs.: No lugar da banana, pode-se usar outro tipo de fruta, por exemplo abacaxi, morango, pêssego ou outra de sua preferência.

Lúcia Resende – Professora
@mluciares

 

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes