COM VOCÊS, A MAIONESE DE PEQUI

Dos frutos que os peregrinos do alvorecer encontraram no pomar do paraíso, aqui no Cerrado do Brasil Central, há mais de 12 mil anos, um dos mais versáteis é o pequi. Come-se arroz com pequi, frango com pequi, carne-seca com pequi, pequi assado, e por aí vai. Sem exagero, há quem chame o fruto de carne amarela, eu inclusive!

Em Goiás, especialmente aqui na nossa região do Nordeste goiano, ultimamente têm aparecido deliciosos temperos à base de pequi com pimenta. E há notícias de que a Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás desenvolveu uma maionese à base do azeite de pequi.

Para a maionese de pequi caseira, o segredo é acrescentar polpa do fruto a sua receita caseira. A que faço é bem orgânica, bem simples, totalmente artesanal, e pode ser usada na hora com legumes cozidos ou crus, com mandioca cozida, com batata-doce, no pão ou nas saladas.

INGREDIENTES

2 gemas de ovo caipira

1 xícara de chá de azeite de oliva

2 colheres de polpa de pequi

sal e pimenta a gosto

PREPARO

Coloque a gema, metade da polpa de pequi e uma pitada de sal de numa tigela. Bata devagar e sempre (na batedeira ou na mão mesmo, com o fuet), até formar uma mistura homogênea. Quando estiver bem fi rme, acrescente o restante da polpa, teste o sal e tempere a gosto com pimenta, de preferência com pimenta-de-cheiro. Fica uma delícia!

Lúcia Resende

Professora

@mluciares

ANOTE:

Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária:  https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826. 

Camiseta Marielle: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-marielle/

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader