fbpx

Por Lúcia Resende

A cebola passa longe de ser unanimidade, mas, além de saudável, é extremamente versátil.

Um bom jeito de consumir é em conserva, à moda antiga. Dessa forma, ela perde a acidez que incomoda muita gente e cai no gosto até da meninada. Vai bem com carne assada, na salada ou de qualquer forma que o paladar aprovar. É fácil, vamos lá?

 

Ingredientes

1 kg de cebolas pequenas

1 dente de alho

Pimenta-do-reino em grão a gosto

1 ½ xícara de vinagre branco

1 colher de sobremesa de sal

1 galho de erva de sua preferência (ou uma pitada de ervas secas)

Azeite de oliva

Modo de fazer

Descasque cuidadosamente as cebolas, pra não “ferir”. Coloque em uma vasilha, cubra com água e ferva rapidamente. Escorra numa peneira e coloque debaixo da torneira de água fria, pra um choque térmico. Ajeite as cebolas num vidro, com o galho de erva (na da foto, usei salsa e cebolinha, mas pode ser tomilho, alecrim, sálvia, enfim, a de sua preferência), acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o dente de alho. Por último despeje o vinagre, a água e cubra com azeite. Para durar mais, pode ser mantida em geladeira.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.