Sede da Copa do Mundo, a Rússia tem uma culinária muito rica e variada. Por ser um país de longo inverno todos os anos (e obviamente um clima muito gélido), frutas e vegetais frescos não são muito utilizados na culinária russa. Os ingredientes mais encontrados na cozinha russa são batatas, manteiga, carne, pães e ovos.

Além desses alimentos, também são comuns na Rússia: repolho, leite, creme azedo, cogumelos, banha de porco, tomate, maçã, mel, açúcar, sal, alho e cebola.

Outro alimento bastante significativo no cotidiano russo é o peixe. “Os inúmeros rios que existem na Rússia, tornaram a culinária russa bastante rica e variada em termos de pratos de peixe (peixe Solyanka e tarte fechada de peixe), assim como do famoso Caviar e outros tipos de ovas de peixe, especialmente usados em Zakuski (entradas)”, afirma Mauricio Barufaldi, chef executivo de cozinha.

A seguir, alguns dos principais pratos mais consumidos na Rússia:

Borscht (sopa de beterraba) — Receita típica da Ucrânia, e ideal para o rigoroso inverno do leste europeu, ela também é popular em diversos países do leste europeu, inclusive a Rússia. Esta sopa vermelha de beterraba pode ser servida com ou sem carne, batata, ervas e uma dose de smetana (creme azedo russo), mas sempre quente. Por ter várias variações, ela também pode ser acompanhada com um pedaço de pão de centeio ou pão de alho coberto com queijo derretido.

Foto: Wikimedia/liz west

Pelmeni russo — Prato típico da região da Sibéria, o pelmeni russo se assemelha com o ravióli. Geralmente, o recheio pode ser usado com três tipos de carne moída: bovina, cordeiro e porco. Ademais, na receita tradicional também acompanha cebolas, ervas, pimenta preta e um pouco de farinha (na medida certa). Também é importante ressaltar que a massa do pelmeni é feita sem adição de fermento.

Photo: Wikemeida/ Eugene Kim 

Pirozhki — Basicamente, são pãezinhos (ou também na forma de pastéis) recheados. Eles podem ser recheados com uma grande variedade de ingredientes: carne, arroz, ovo, cebola, repolho, batata e cogumelos. Já os recheios doces podem incluir frutas cozidas ou frescas, geleia ou queijo cottage.

Photo:  Evilmonkey0013

Blini — Os russos adoram blini (uma versão de panqueca russa), e especialmente com recheios variados. Os blinis com recheios doces mais populares na Rússia são com mel, leite condensado, geleia de framboesa e outros mais.

Foto: Tamorlan

Já os salgados que mais agradam os russos geralmente são recheados com carne picada com cebolas fritas, repolho e cebolas fritas, cogumelos, salmão defumado ou marinado, queijo caseiro adoçado com passas, caviar preto e vermelho.

Culiá — Prato típico da Geórgia, existem muitas versões do Khachapuri. A versão tradicional conta com um pão assado recheado com três queijos diferentes e um ovo no centro de tudo. É importante ressaltar que o ovo é introduzido no final do processo de cozimento, mas pouco cozido, ainda mole.

Foto: Sandra C

Um dos lugares onde o Khachapuri é mais consumido em território russo é Sochi, cidade essa que foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, e que desde então recebe grandes eventos esportivos, como Grande Prêmio da Fórmula (desde 2014) e uma importante etapa de um circuito de poker — ocorreu no primeiro semestre de 2017. Confirmada como uma das sedes da próxima Copa do Mundo, a cidade também abrigará a seleção brasileira dias antes do início da Copa do Mundo.

Sopa Solyanka — Outro prato típico da Geórgia, e muito saboreado pelos russos e ucranianos, é a sopa Solyanka. Cozida durante várias horas com fogo baixo, ela é feita, geralmente, com pedaços espessos de carne de porco (ou bovina), alho, tomate, pimentão e cenoura. Também não incomum acrescentar azeitonas.

Foto: Wikimedia/Dezidor

 

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader