Buré! O que é o Buré?

Por Lúcia Resende

De origem indígena, o buré é uma daquelas comidas de origem indígena que dão “sustança” a quem trabalha no campo e faz a alegria de quem um dia saiu da roça, mas não deixou a roça sair de dentro de si.

O buré é só essa mistura simples de milho verde com broto de abóbora, que a gente aprendeu com os índios a chamar de cambuquira. É um caldo grosso, suculento, delicioso e fácil de fazer. Veja a receita:

1 maço de brotos de abóbora (cambuquira) – limpar cuidadosamente os talos, quebrar em pedaços médios, tirando a “pelinha”; escolher as folhinhas menores e os brotinhos, deixando junto aos talos.

Óleo para refogar
Rodelas de cebola
3 dentes pequenos de alho amassados
Limão

Sal

Modo de preparo

  • Depois de cortar e separar do sabugo, bata os grãos de milho no liquidificador com pouca água. Coe e reserve.
  • Doure o alho e as rodelas de cebola, e em seguida refogue a cambuquira. Reserve.
  • Coloque em uma panela o creme de milho verde. Aos poucos, vá colocando água quente até formar um mingau.
  • Mexendo sempre, cozinhe por 15 minutos. Depois de cozido, jogue dentro a cambuquira, tempere com sal a gosto, misture bem e pronto, é só servir”

Lúcia Resende – Professora

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: