Farofa de Formiga

Por: Lúcia Resende

Outro dia um leitor da Xapuri nos perguntou sobre formigas comestíveis. Pesquisamos e soubemos que as formigas sempre foram usadas na dieta dos nossos povos indígenas e que, ao longo de séculos, essa tradição foi sendo repassada para as populações sertanejas do interior do Brasil.

No Nordeste, até hoje a formiga tanajura, também conhecida como içá, é usada no preparo de vários petiscos, torrada na manteiga, como se fosse amendoim, ou em farofas com farinha milho ou de mandioca.

Para a farofa, servida como iguaria em locais famosos como o Mercado São José, em Recife, se separam as pernas e a cabeça da formiga-rainha e, com o abdômen, se faz um refogado com alho, cebola e outros temperos, ao qual se agrega a farinha.

A receita que se segue encontramos no site de Ana Maria Brogui (https://www.anamariabrogui.com.br):

INGREDIENTES

Azeite a gosto

Cheiro Verde

Farinha

Formigas Tanajura ou Içá

Tomates picadinhos

Cebola picada

MODO DE PREPARO

  • Limpe as içás retirando as pernas, asas e cabeça.
  • Coloque-as de molho em água morna com sal por 20 minutos.
  • Retire a água.
  • Leve a uma frigideira com óleo e frite por alguns minutos. Acrescente também a cebola.
  • Quando estiverem torradas (mas não queimadas!), acrescente a farinha.
  • Por fim, desligue o fogo e acrescente os tomates. Mexa bem e sirva.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas.  Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via whatsapp com Janaina: 61 9 9611 6826Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Toca da Onça.

Leave a Reply

Your email address will not be published.