Mal-assada. Comida é coisa deliciosa e saber a receita e preparar uma comida especial é algo de satisfação singular. A gente inventa, cria, mas ter o privilégio de poder repetir uma delícia da ilustre Rachel de Queiroz, só com a ajuda da Xapuri. Vamos colocar a mão na massa?
Rachel de Queiroz
A mal-assada é uma espécie de omelete a que se acrescenta aos ovos batidos um pouco de farinha de mandioca.
Como quase sempre tenho na geladeira uma boa porção de camarões – aqueles pequenos camarões de água-doce, muito saborosos –, costumo usá-los como recheio da mal-assada.
Numa frigideira grande, põem-se umas duas colheres de gordura e, quando estiver bem quente, despejam-se os ovos batidos, aos quais já foram misturadas duas ou três colheres de farinha de mandioca.
Põem-se, então, no meio da mistura, os camarões previamente temperados e fritos. Quando os ovos estiverem no ponto, viram-se as duas partes laterais sobre os camarões, de modo a cobri-los completamente.
Deixa-se tostar de um lado e de outro e está pronta a mal-assada, que ficará ligeiramente crocante. Se você tiver bastante habilidade, basta dobrar a mal-assada ao meio, com cuidado, para que os camarões não saiam, apresentando-a como uma fritada comum.
Rachel de Queiroz – Escritora, em O Não Me Deixes – Suas Histórias e Sua Cozinha, Editora Sicicliano, 2000.
Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.
HISTÓRIA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE:
Desde o nascimento da Xapuri, em 2010, sempre trabalhamos com o coração, dando o melhor de nós a serviço da luta e dos movimentos sociais.
Sempre foi nossa paixão contar histórias, repassar informação de qualidade e, sobretudo, construir espaços de comunicação que sejam úteis para as populações indígenas e tradicionais do Brasil.
É nosso compromisso compartilhar não somente conhecimento, mas também, na medida do possível, fortalecer entidades e movimentos que trabalhem na construção de um mundo melhor que ainda acreditamos ser possível.
Com o agravamento da crise econômica, especialmente depois do golpe de 2016, manter nosso trabalho e nosso apoio a quem precisa vem ficando muito difícil.
Por essa razão é que criamos aLoja Xapuri.
Nossa Loja Solidária nasceu no ano de 2018, por conta de um compromisso, uma paixão e uma precisão.
Aqui você não compra só uma camiseta, aqui você colabora com uma causa, você investe em Solidariedade e Resistência.
Comentários