Mbyta: Pamonha ancestral do Povo Guarani

O avaxi (milho), junto com a jety (batata-doce), o jejy (palmito), a manji´o ou mandi’o (mandioca) e o manduvi (amendoim) constituem alguns dos principais alimentos dos povos Guarani.

Com o milho ralado, os Guarani M´Bya do litoral de São Paulo fazem uma espécie de bolo-pamonha, o MBYTA, cozido por baixo e por cima em uma forma forrada com folhas de caeté (caeté ou caité), conhecida entre os Guarani como peguao.

Forra-se uma forma com as folhas, cobre com milho ralado, puro e tão somente milho ralado, e cobre-se tudo com mais folhas. Tudo bem fechadinho para não cair cinza na massa. Acende-se fogo em cima e em baixo e espera até a massa endurecer. Lembra uma pamonha assada, sem sal. Mas a brasa confere um saborzinho especial.

Ou então a massa de milho é despejada nos pacotinhos de folhas de caeté (peguao), amarradas com palha de milho. Essas pamonhinhas ancestrais, também são chamadas de MBYTA.

Fonte: ISA/https://terrasindigenas.org.br


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 

 

<

p style=”text-align: center;”> 

continua depois da propaganda