O avaxi (milho), junto com a jety (batata-doce), o jejy (palmito), a manji´o ou mandi’o (mandioca) e o manduvi (amendoim) constituem alguns dos principais alimentos dos povos Guarani.

Com o milho ralado, os Guarani M´Bya do litoral de São Paulo fazem uma espécie de bolo-pamonha, o MBYTA, cozido por baixo e por cima em uma forma forrada com folhas de caeté (caeté ou caité), conhecida entre os Guarani como peguao.

Forra-se uma forma com as folhas, cobre com milho ralado, puro e tão somente milho ralado, e cobre-se tudo com mais folhas. Tudo bem fechadinho para não cair cinza na massa. Acende-se fogo em cima e em baixo e espera até a massa endurecer. Lembra uma pamonha assada, sem sal. Mas a brasa confere um saborzinho especial.

Ou então a massa de milho é despejada nos pacotinhos de folhas de caeté (peguao), amarradas com palha de milho. Essas pamonhinhas ancestrais, também são chamadas de MBYTA.

Fonte: ISA/https://terrasindigenas.org.br

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Anúncios

Comentários