Por Lúcia Resende

Há por aí muitas receitas de pão de batata, mas esta é garantida e tem como base aquela deliciosa rosca de batatinha publicada na edição de março de 2016 da revista Xapuri, sucesso absoluto entre nossos leitores e leitoras.

O mais impressionante é a leveza da massa, mas o sabor também é inigualável. A partir desta receita básica, pode-se incluir temperos, ervas, sementes ou castanhas. Também já substituí, com sucesso, a batatinha por abóbora, batata-doce, mandioca, cenoura e batata baroa. Mas a batatinha… hummmm!

É possível enrolar em diversos formatos e tamanhos e, querendo, rechear. Aqui em casa, costumo enrolar em tamanho médio, como os da foto, e rechear com muçarela (às vezes com um pouco de pesto), carne moída, frango desfiado, presunto, sardinha…, enfim, uma possibilidade enorme de variações.

Mas deixemos de prosa e vamos à receita!

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo especial

300 gramas de batatinha cozida e amassada

2 ovos

2/3 de xícara de óleo

2 colheres de sopa rasas de açúcar

1 colher de chá cheia de sal

1 colher de sopa de fermento para pão (ou 1 pacotinho de 50 gramas)

Água o quanto baste

Modo de fazer

Cozinhe a batatinha, amasse bem e reserve. Em uma bacia, coloque meia xícara de água morna, o açúcar, o fermento e uma colher de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar até o fermento crescer (uns 10-15 minutos). Em seguida, acrescente a batatinha, os ovos, o sal, o óleo e a farinha, aos poucos, amassando até dar o ponto de enrolar. A seguir, enrole (se quiser, recheie), coloque na assadeira e deixe crescer. Crescidos, bata um ovo inteiro com 2 colheres de óleo, pincele e asse em forno pré-aquecido, 180º.

Daí, é só saborear!

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

Comentários

%d blogueiros gostam disto: