Há por aí muitas receitas de pão de batata, mas esta é garantida e tem como base aquela deliciosa rosca de batatinha publicada na edição de março de 2016 da revista Xapuri, sucesso absoluto entre nossos leitores e leitoras.

O mais impressionante é a leveza da massa, mas o sabor também é inigualável. A partir desta receita básica, pode-se incluir temperos, ervas, sementes ou castanhas. Também já substituí, com sucesso, a batatinha por abóbora, batata-doce, mandioca, cenoura e batata baroa. Mas a batatinha… hummmm!

É possível enrolar em diversos formatos e tamanhos e, querendo, rechear. Aqui em casa, costumo enrolar em tamanho médio, como os da foto, e rechear com muçarela (às vezes com um pouco de pesto), carne moída, frango desfiado, presunto, sardinha…, enfim, uma possibilidade enorme de variações.

Mas deixemos de prosa e vamos à receita!

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo especial

300 gramas de batatinha cozida e amassada

2 ovos

2/3 de xícara de óleo

2 colheres de sopa rasas de açúcar

1 colher de chá cheia de sal

1 colher de sopa de fermento para pão (ou 1 pacotinho de 50 gramas)

Água o quanto baste

 

Modo de fazer

Cozinhe a batatinha, amasse bem e reserve. Em uma bacia, coloque meia xícara de água morna, o açúcar, o fermento e uma colher de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar até o fermento crescer (uns 10-15 minutos). Em seguida, acrescente a batatinha, os ovos, o sal, o óleo e a farinha, aos poucos, amassando até dar o ponto de enrolar. A seguir, enrole (se quiser, recheie), coloque na assadeira e deixe crescer. Crescidos, bata um ovo inteiro com 2 colheres de óleo, pincele e asse em forno pré-aquecido, 180º.

Daí, é só saborear!

 

Lúcia Resende

Professora

Comentários