Dentre a vasta obra do inigualável poeta Carlos Drummond de Andrade, encontra-se essa singeleza de poema culinário, ensinando com graça e leveza a produzir uma delícia de croquete de galinha, em em homenagem à culinária brasileira, rica em cores, sabores, texturas e misturas.  Quer tentar?

No croquete de galinha,

A cebola batidinha

Com duas folhas de louro

Vale mais do que um tesouro

Também dois dentes de alho

Nunca serão espantalho.

(Ao contrário)

E três tomates,

Em vez de causar dislates,

Sem peles e sem sementes,

São ajudas pertinentes

Ao lado do sal, da salsa,

(A receita nunca é falsa)

Todos boiam na manteiga

De natural doce e meiga.

E para maior deleite,

copo e meio de leite.

Ah, me esqueci: três ovos

Bem graúdos e bem novos

Junto à farinha de rosca

(Espante-se logo a mosca)

a pitada de óleo,

Sem se manchar o linóleo,

E mais farinha de trigo…

Ai, meu Deus, deixa comigo!

croque sabornabrasa.com

 

SOBRE DRUMMOND

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902, e faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987. A esse mundo, veio como membro de uma família de fazendeiros decadentes.

Estudou em Belo Horizonte e em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, com os jesuítas, que o expulsaram do colégio por “insubordinação mental.” Voltou para Minas e, em Belo Horizonte, começou a escrever para o Diário de Minas, onde trabalhavam vários membros do incipiente movimento modernista brasileiro.

Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou, com outros escritores, A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas.

Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário.

O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.

Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.

Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

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Fonte: http://releituras.com/drummond_bio.asp

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