“O amor não pensa, sente ou não sente.”

Por Iêda Vilas-Bôas

Para quem já teve a oportunidade de apreciar o espaço do Restaurante “Como  água para Chocolate” em Santiago no Chile pode comprovar o que vi, senti e e vou escrever, e para quem não foi, terá a oportunidade de saber que ali é um lugar onde você come por necessidade e encantamento, por amor e esquecimento, por tristeza e alegria, pelo humano e pelo divino.

O restaurante fica em um casarão e tem uma decoração rústica, porém elaborada e com sutis toques de requinte. Uma das mesas é uma cama antiga, que fez parte do cenário do filme com o mesmo nome, com pétalas de rosas vermelhas espalhadas pelo forro pálido-alvo que destaca-se entre as direcionadas luzes. Está localizado no popular Barrio Bellavista, cativando clientes não só com as suas receitas finas e os elegantes pratos saborosos.

Da cozinha do restaurante emana um cheiro Limpo, bom e refrescante de manjericão e hortelã. O vinho de colônia transcende pelos salões, juntamente com o olor do tabaco e do café torrado e moído artesanalmente.

Ali a comida se faz com produtos que vêm da terra sadia e que fertilizam a vida e o amor reavivando nos que desfrutam desse banquete o vigor e a paixão  latentes ou adormecidos. Foi ali que provei e aprovei essa iguaria que compartilho com vocês. Quisera conseguir esparramar a sinestesia envolvente daquele instante. Bom provecho!

Provei e aprovei! Licor de Rosas com Pétalas Açucaradas

INGREDIENTES

1 rosa grande – o ideal é que a flor não tenha sido tratada com pesticidas e você mesmo possa colhê-las pela manhã, ainda úmidas de orvalho.
1 clara de ovo
1 colher de sopa de água
Açúcar de confeiteiro o quanto baste
1 pincel macio de ponta pequena
Papel manteiga

MODO DE FAZER
* Lave bem a rosa em água corrente e deixe que escorra um pouco o excesso de água numa peneira ou escorredor de macarrão por exemplo.
* Retire as pétalas e dispense o resto da flor.
* Retire a parte brancas da base das pétalas, pois elas amargam ao serem mastigadas.
* Espalhe as pétalas sobre um papel absorvente de cozinha para que termine de secar.
* Num vasilha pequena, use um garfo para bater levemente a clara de ovo com a água.
* Com o pincel, pincele cada pétala, dos dois lados, com a clara batida.
* Em seguida, coloque a pétala pincelada com clara no açúcar, cobrindo-a de forma a que o açúcar fique bem aderido à pétala, como se estivesse empanando a pétala com o açúcar.
* Coloque as pétalas já açucaradas para secar sobre uma assadeira forrada de papel manteiga ou uma grade e deixe em local arejado, em temperatura ambiente, por cerca de 24 horas, até que estejam secas. Mova ligeiramente as pétalas a medida que vão secando para que não grude no papel.
* Caso o tempo esteja úmido, coloque as flores açucaradas para secar em forno baixo (150°C), por 10 minutos.
* Uma vez secas, guarde-as em um recipiente hermeticamente fechado. Tenha cuidado, pois as pétalas são muito frágeis e quebram facilmente.

Bem acondicionadas as flores cristalizadas resistem, perfeitamente, por duas semanas.

DICAS

1- Para dar um sabor mais acentuado de rosas, substitua a colher de sopa de água por água de rosas.

2- Se preferir, substitua o açúcar de confeiteiro por açúcar cristal ou mesmo pelo refinado.

3- A mesma técnica que cristaliza as pétalas de rosas cristaliza quaisquer flores comestíveis ou folhas, como hortelã, sálvia e manjericão por exemplo.

4- Mãos pegajosas podem rasgar pétalas delicadas, por isso lave ou vá limpando os dedos com uma toalha molhada conforme vá trabalhando.

Utilize como base do drink run branco acrescido de suco de rosas, na proporção de 3/1. Para servir uma taça de boca larga e enfeitada com açúcar mascavo demerado (grosso).

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: