fbpx

Tambaqui amazonense, com toque oriental

Por Braulio Antonio Calvoso Silva 

INGREDIENTES

Para fazer um tambaqui assado, você vai precisar de alguns ingredientes, como:

01 tambaqui inteiro de qualquer tamanho

03 dentes de alho; 01 pitada de sal

pimenta dedo de moça e as especiarias que você mais goste

tomilho ou orégano (qualquer um deles, mas fresco se possível)

04 Pimentões coloridos; tomates italianos ou cereja

01 pacote de broto de feijão ou cogumelos

continua depois da propaganda

01 maço com salsa e cebolinha; sementes de gergelim (opcional)

banana prata pronta para consumo (madura)

MODO DE PREPARO

Lave o peixe para retirar o sabor de outros peixes ou substâncias que estejam impregnadas na pele do seu tambaqui.

Faça cortes superficiais na parte exterior do peixe, de forma perpendicular, como se fosse um cruzamento de avenidas, onde o peixe é uma avenida e o corte é o cruzamento dessa avenida.

continua depois da propaganda

Misture o alho, o sal e a especiaria que preferir (tomilho, orégano), cinco anéis de pimenta dedo de moça, juntamente com água e bata em um liquidificador. Talos de salsa e cebolinha são muito bem-vindos nesse caso.

Em seguida, coloque esse tempero nas fendas que você fez na parte exterior do peixe e também dentro dele.

Coloque na forma, em torno do peixe, tomates com pimentões ou cogumelos com broto de feijão, temperados com o mesmo tempero que usou para o peixe.

Asse em forno preaquecido por 10 minutos a 180 graus. Retire a forma e coloque bananas em medalhões, apenas para aquecer um pouco as bananas e deixe por mais 10 minutos ou um pouco mais, dependendo do comportamento da textura do peixe.

Se quiser o peixe mais úmido, faça a primeira fase com papel alumínio por cima do peixe, retirando-o antes de colocar as bananas.

continua depois da propaganda

Observação: O tempero pode ser feito com shoyu, hondashi (peixe em pó), gengibre, molho de ostra ou qualquer outro que lhe agrade. O importante é apresentar um prato atraente e mais completo com vegetais e fibras, associado ao casamento perfeito entre a textura da banana e o peixe.

tambaqui
 
 
tambaqui

tambaquiBráulio Antônio Calvoso Silva
Chef. Locutor de rádio. Com mais de 25 anos de experiência em cozinhas no
Brasil, China, Japão e Estados Unidos, comandou o programa Gastronomia
Mundial na Rádio Internacional da China.

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 

 

 
continua depois da propaganda

Uma Resposta

  1. Braulio Calvoso

    Agradeço a gentil oportunidade de participar da Xapuri mais uma vez, e fiquei orgulhoso de ver a imagem divulgada, sabendo que a gastronomia é uma das melhores formas de confraternização e manutenção dos saberes e sabores, notadamente em uma sociedade multidiversa como a brasileira.