Pesquisar
Close this search box.

Em Goiás e no Brasil: Educação fora do eixo

s1Educação fora do eixo  em Goiás e no Brasil

Uma escola sem partido é uma escola sem senso crítico. É uma escola racista, é uma escola homofóbica. A escola sem partido é falar pra sociedade que querem formar um exército de não-pensantes, um exército que ouve e abaixa a cabeça, e nós não somos isso.”

Ana Júlia, 16 anos, estudante paranaense

Fora do Eixo. Por obra do governo temerário que se instalou no país desde maio de 2016, o sistema educacional brasileiro entrou em rota de colisão com seu próprio eixo. A cada dia, ações arbitrárias por parte dos detentores do poder acirram a guerra ideológica que vira a educação brasileira de ponta-cabeça.

Na defesa de uma “Escola sem Partido”, ignora-se a tradição democrática do diálogo e parte-se para a repressão. A sociedade reage, e apanha. Em Miracema, no Tocantins, 26 jovens foram presos e algemados na manhã do dia 27 de outubro por protestarem contra a MP 46, do Ensino Médio, e a PEC 241 (que vira PEC 55 no Senado), que congela os recursos da Educação por 20 anos.

Segundo a própria Polícia Militar (PM), a maioria dos presos de Miracema era menor de 18 anos e pelo menos um deles não havia completado os 15 anos de idade. Fotos dos jovens algemados correram mundo, sensibilizando corações e mentes. “Nem nos tempos da ditadura estudantes eram tratados assim”, reagiu o jornalista Élio Gaspari em mídia nacional.

GOIÁS: SINTEGO E ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS

Em Goiás, a arbitrariedade se repete. No mesmo dia 27, em Anápolis, cinco estudantes foram presos dentro da Subsecretaria de Educação “por ameaça de protesto” contra a MP 746, a PEC 241(55) e a implantação das Organizações Sociais (OS) na rede estadual de ensino.

Juliane Ribeiro, estudante da Universidade Estadual de Anápolis (UEG) explica como se deu a prisão: “Fomos surpreendidos com a ação da PM que, ao chegar, perguntou o que fazíamos ali. Respondemos que s3faríamos uma manifestação e, sem mais nem menos, os policiais nos acusaram de ameaça de invasão e foram logo nos algemando”.

E a situação só piora: Matéria veiculada no site Ponte (replicada pelo Jornal GGN, do jornalista Luís Nassif), revela que o governo de Goiás espiona estudantes e professores. Mais: estudantes relataram que foram espancados por policiais militares.

Assim como a antiga Gestapo dos tempos da Alemanha nazista, em Goiás os diretores de escola atuam como espiões, informando à polícia os nomes de professores e estudantes envolvidos com movimentos de contestação.

Os estudantes, ao participarem de um protesto, são identificados e chamados para terem “uma conversa” com a direção de sua escola. “Olheiros” infiltrados pelo governo que participam de reuniões em sindicatos e movimentos sociais para informar aos seus superiores tudo o que é falado ali.

De acordo com a matéria, um grupo no Whatsapp, formado por aproximadamente 20 servidores do governo goiano, busca neutralizar os movimentos de resistência de professores e alunos contrários ao projeto do governo Perillo de terceirização da gestão escolar através das OSs.

“Num trocadilho com as letras das OSs, o grupo de Whatsapp se chama SOS Escolas. Entre seus membros, estão a secretária de Educação, Raquel Teixeira, e o comandante geral da PM goiana, Coronel Divino Alves de Oliveira”, relata a matéria.

Ante veementes protestos dos professores e da direção do Sintego durante toda a tarde, ao final do dia os alunos foram liberados. Inconformado, o professor José Natal, presidente da Regional do Sintego em Anápolis classificou as prisões de arbitrárias e indevidas: “Sequer houve protesto. Os estudantes foram presos para averiguação. Isso só acontecia na época da ditadura”.

Em defesa dos estudantes, das liberdades democráticas e da educação pública, o Sintego foi às ruas. Em manifestação no centro de Anápolis, professores, estudantes e dirigentes do Sintego distribuíram panfletos informando a população sobre os desmandos do governo do Estado, o desmanche do Ensino Médio e os riscos da PEC 241 para o futuro da educação pública em Goiás e no Brasil.

Solidário com os estudantes goianos, que ocupam várias outras escolas no Estado, o Sintego se posiciona firmemente contra as prisões ilegais de estudantes; e também contra o descumprimento da Lei do Piso, que é federal; o não pagamento do Piso para os professores e da Data Base para os administrativos; e pela ameaça do repasse dos recursos da Educação para as OS, em um claro processo de privatização do ensino público.

ESCOLA “COM PARTIDO”, ENSINO PRIVADO

Em Goiás, a “Escola sem Partido” se traduz em contratos de gestão com a iniciativa privada, conforme denúncia do site do Jornal Folha Z, segundo o qual o governo Perillo, por meio das OSs, está implantando uma “escola com partido” no sistema educacional goiano.

Em matéria recente, o Folha Z informa que José Roldão Gonçalves Barbosa, proprietário da Associação Grupo Tático de Resgate (GTR), a OS selecionada para a gestão de 23 escolas estaduais em Anápolis, é filiado ao PSDB, partido do governador Marconi Perillo.

Segundo o Folha Z, a filiação Roldão ao PSDB, que é presidente da Federação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas de Goiás (Femigo), conflita com o Edital de Chamamento das OSs: “os membros da Comissão de Seleção, além de não remunerados, não poderão possuir qualquer vínculo com os proponentes (parceiros privados) participantes da seleção”. O Sintego impetrou ação junto ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) questionando a probidade do GTR.s2

Para Bia de Lima, presidenta do Sintego, a situação se agrava pela suspeita de que o programa de privatização do ensino público via OSs pode estar relacionado com os desvios de verbas da Saneago para o financiamento de campanhas tucanas no estado, conforme dados da Operação Decantação, da Polícia Federal.  Segundo a Polícia Federal, parte dos recursos desviados foram repassados às OSs da Saúde, que administram os hospitais públicos em Goiás.

O Folha Z registra que a prisão de Afreni Gonçalves, presidente do PSDB, e de José Taveira, presidente da Saneago, em agosto de 2016 desmascarou o esquema de corrupção que vincula as OSs como canal de repasse dos recursos da educação para o financiamento de campanhas eleitorais tucanas no Estado.

Segundo a PF, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal foram desviados para o pagamento de propinas e dívidas das campanhas políticas do partido em Goiás. Em 2015, o governo goiano pagou às OSs da Saúde cerca de R$ 660 milhões. Por outro lado, o TCE-GO apurou que apenas 51% do que o Estado pagou às OSs foram usados para pagamento de salários de funcionários e diretores.

“Essa é uma realidade que precisa ser mudada, que não pode ser aceita de maneira nenhuma. Por isso, o Sintego foi às ruas com os estudantes no final de outubro. No dia 26 apoiamos e participamos do fechamento de três rodovias federais em nosso Estado: O trecho urbano da BR-153, na entrada de Anápolis, a BR-364 em Jataí, e a BR-050 em Catalão. Professores, estudantes e sindicalistas nos juntamos para lutar contra a MP 746, a PEC 241, o não pagamento do Piso e da Data Base e a instalação da “Escola sem Partido” por meio das OSs na rede pública de ensino do Estado”, explicou Bia.

Bia ressaltou ainda que “a sociedade não está sendo ouvida e a única forma de tornar pública a pauta da Educação é protestando. A aprovação da PEC 241 não vai apenas limitar os gastos com educação e saúde, vai trazer um retrocesso, contribuindo assim para a queda na qualidade do ensino”, completou a presidenta do Sintego.

Fotos: Acervo Sintegosintego_cut

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes