Por votação popular, o Salto do Itiquira é escolhido a segunda maravilha natural Goiás

O Salto do Itiquira, localizado no município de Formosa, é a segunda das sete belezas naturais do estado de Goiás. O Itiquira, cujo nome indígena significa abundância, ou fartura das águas, foi escolhido dentre outros 77 patrimônios naturais selecionados segundo os critérios técnicos da Goiás Turismo.

A escolha das 7 belezas naturais de Goiás foi um iniciativa do site Curta Mais, https://www.curtamais.com.br/ , sob a chancela da Goiás Turismo. A votação pública foi realizada via internet, durante  30 dias. Segundo o Curta Mais, foram computados cerca de 10 mil votos.

Para Marcelo Albuquerque, CEO do Curta Mais, a votação, feita diretamente no site, foi realizada em um processo justo e igualitário onde todos os participantes puderam promover suas belezas naturais nas redes sociais e em seus espaços físicos.

“Sabemos que toda lista gera polêmica, mas o critério foi o mais democrático e transparente possível para escolher as 7 maravilhas naturais de Goiás segundo o voto popular. Todos  tiveram exatamente a mesma chance e quem mais teve mobilização, conquistou mais votos. Além da importância da chancela oficial da Goiás Turismo, ficamos felizes em saber que as pessoas passaram a conhecer novos lugares e podem colocar esses destinos em suas próximas viagens”, explica Marcelo, que apresenta aqui  o resultado completo da votação.

Da mesma forma Leandro Garcia, presidente da  Goiás Turismo,  diz sentir-se satisfeito com os resultados da promoção:  “Toda essa movimentação só ajuda a contribuir na promoção das belezas do nosso estado. Parabéns às novas 7 maravilhas naturais de Goiás, a todos os participantes e ao Curta Mais por mais essa inciativa. A lista passa a ser uma referência para turistas e também nas políticas públicas de incentivo ao turismo goiano”, afirma Leandro.

Salto

 

2a MARAVILHA: O SALTO DO ITIQUIRA

Segundo colocado na votação, obteve 10.57% da preferência do público. Localizado no município de Formosa, a 280 km de Goiânia e 80 km de Brasília, o mais novo atrativo entre as 7 belezas naturais de Goiás, é um achado de tirar o fôlego em uma região privilegiada com muitas belezas.  Cravado no Parque Municipal do Itiquira, a cachoeira tem 168m de queda livre, sendo a 7ª maior queda do país e a maior em fácil acesso do Brasil. Ainda pouco visitada pelos goianos, o lugar já foi descoberto por estrangeiros que chegam de várias partes do mundo. Uma dica preciosa é fazer a visita pela manhã quando as gotículas de água formam um arco-íris na base do salto e também observar a revoada de andorinhas, compondo um cenário simplesmente incrível.

Salto

 

ANOTE AÍ:

+ INFO – CAT Centro de Atendimento ao Turista: (61) 3981-1234  Site: www.formosa.go.gov.br

Fotos: Prefeitura Municipal de Formosa/Goiás Turismo

AS DEMAIS  MARAVILHAS DE GOIÁS SÃO:

1a Maravilha Natural de Goiás: Lago das Brisas – Buriti Alegre

Lago

Com 11.62% dos votos, o Lago das Brisas foi o mais votado pelo público.  A 316 km de Goiânia e 437 de Brasília, Britânia é privilegiada com as belezas do Rio Araguaia, do Lago dos Tigres e do Rio Vermelho, atraindo os amantes da pesca e dos esportes náuticos. Os clubes, campings e áreas públicas com infraestrutura estão todos localizados às margens do lago gigante. Destaque para as praias formadas às margens do lago que recebem milhares de turistas na alta temporada e ficam ainda mais belas de junho a setembro.

+ INFO: CAT Centro de Atendimento ao Turista: (62) 3383-1233  Site: www.britania.go.gov.br Foto: Goiás Turismo

 

3a Maravilha:  Cachoeira Santa Bárbara – Cavalcante

Cachoeira

Com 8.17% dos votos, a Cachoeira Santa Bárbara agora é uma das 7 Maravilhas Naturais de Goiás e não faltam motivos para justificar a escolha popular. O lugar faz parte do complexo de cachoeiras do Rio Prata e reserva belas paisagens com vários poços para banhos e vegetação muito preservada. Localizada a 26 km de Cavalcante, uma estradinha de terra dá acesso ao lugar de beleza exuberante. Apesar da relativa dificuldade para chegar até lá, o programa vale (e muito) qualquer sacrifício. Após chegada ao Engenho II o visitante aproximadamente 6 km a pé em trilha com nível moderado. Com vegetação preservada, tem alto grau de significância e atratividade pela beleza que o atrativo oferece. Na dúvida se encara a aventura? O encontro de luzes dá uma tonalidade azul ao poço formado pelas águas da cachoeira. A Santa Bárbara é um dos vários motivos para você visitar a incrível Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros. Distante 510 km de Goiânia e 308 km de Brasília, a cidade é destino perfeito para o ecoturismo e oferece pousadas aconchegantes para descansar depois do passeio.

+ INFO:  CAT Centro de Atendimento ao Turista: (62) 3494-1507 Site: www.cavalcante.go.gov.br

Foto: Goiás Turismo/Flavio Isaac

4a Maravilha:  Cachoeira Santa Helena – Caiapônia

Cachoeira

Conhecida por suas cachoeiras, Caiapônia, a 318 km de Goiânia e 539 de Brasília, é um prato cheio para o ecoturismo e aventura. O destino conta com boa estrutura para a prática de esportes de aventura como rapel em cachoeira, moutain bike, caminhadas em trilhas ou até mesmo contemplar a privilegiada natureza. Em meio a tantas belezas locais, a Cachoeira Santa Helena, foi escolhida pelo público como uma das 7 Maravilhas Naturais de Goiás com 6.66% dos votos. O acesso é regular e o lugar é ideal para o programa de família com direito a banhos em águas cristalinas.

+INFO: CAT Centro de Atendimento ao Turista: (64) 3663-1899 Site: www.caiaponia.go.gov.br

5a Maravilha:  Poço Encantado – Teresina de Goiás

Poço

A Cachoeira Poço Encantado recebeu 6,6% dos votos e entrou para a seleta lista das 7 Maravilhas Naturais de Goiás. Localizada na Fazenda Rio de Pedra, dentro da Chapada dos Veadeiros, a 274km de Brasília e 517 km de Goiânia, esta belíssima queda de águas cristalinas é cercada por uma vegetação exuberante e muito bem conservada.

O Poço Encantado tem 38 metros de altura, divididos entre a parte de baixo da cachoeira com 20 metros e, logo após um pequeno platô, a de cima com 18 metros. Já o poço principal da cachoeira mede por volta de 50 metros de diâmetro, formando uma maravilhosa piscina natural. E outra característica muito interessante é a praia de areias brancas que muda consideravelmente a cada nova cheia do poço, reaparecendo em belos e variados tamanhos e formatos.

O atrativo é uma das boas opções de Teresina de Goiás, o mais novo dos municípios da Chapada dos Veadeiros, também riquíssimo em história e cultura. Comunidades Kalunga, 17 cachoeiras e cajueiros fazem parte do programa.

CAT Centro de Atendimento ao Turista: (62) 3467-1140 / (61) 9977-4140 ou (62) 9676-1509
Site: www.teresinadegoias.go.gov.br   Foto :Goiás Turismo / Silvio Quirino

 

6a Maravilha: Cachoeira Santa Maria – Pirenópolis

Cachoeira

 

Pirenópolis (a 130 km de Goiânia e 140 km de Brasília)  tem uma representante entre as 7 Maravilhas Naturais de Goiás. Entre tantos atrativos incríveis, o público escolheu a linda cachoeira Santa Maria com 5.56% do total dos votos. Para chegar até lá, o caminho é bem simples e rápido. Uma trilha leve de apenas 500 metros leva a um grande banco de areia que forma uma espécie de praia de água doce e corrente. Perfeito para um banho! No melhor programa sombra e água fresca, o visitante conta com espaço para descansar e aproveitar o melhor do lugar, inclusive a visão para os 8 metros de queda d’água. A trilha dura menos de 10 minutos e o caminho é bem preparado para qualquer pessoa, inclusive com dificuldades de locomoção.

+ INFO: CAT Centro de Atendimento ao Turista: (62) 3331-2633
Site: www.pirenopolis.go.gov.br

 

7a Maravilha: Poço do Sucuri – Cidade de Goiás

Poço

Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no Ciclo do Ouro e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Casinhas e casarões históricos, ruas de paralelepípedos, completam a paisagem na terra de Cora Coralina, uma das principais poetisas brasileiras de todos os tempos. O representante vilaboense entre as 7 Maravilhas Naturais de Goiás é o Poço do Sucuri.

No balneário do Poço do Sucuri há uma série de trilhas possíveis, que levam os turistas a cachoeiras e poços, piscinas naturais. Além das trilhas, das cachoeiras e poços fundos de água cristalina (e fria, apesar de boa), a fauna do local é belíssima, afinal de contas é o cerrado.

+ INFO: CAT Centro de Atendimento ao Turista: (62) 3371-7726
Site: www.prefeituradegoias.go.gov.br

FONTE: Conteúdo e Fotos do Site Curta Mais, a quem, juntamente com a Goiás Turismo, a Xapuri parabeniza pela iniciativa. Parabéns a todos os Patrimônios Naturais e em especial a Formosa, cidade-sede da Xapuri, pelo Salto do Itiquira!

About The Author

Eduardo Pereira

Produtor Cultural

Related Posts

Deixe uma resposta