O município de Anápolis, localizado na BR-060, a cerca de 170 km de Brasília e a apenas 30 km de Goiânia, a capitalplanetario-anapolis do estado de Goiás, possui um dos melhores e mais completos planetários digitais do Brasil. Inaugurado em 30 de janeiro de 2014, com a presença do astronauta Marcos Pontes, o Planetário Digital 3D e Observatório Astronômico de Anápolis, o primeiro em versão digital do estado de Goiás, passou a atrair milhares de pessoas daquela cidade e de toda a região do Planalto Central brasileiro.

Com 1.200 m² de área construída, o Planetário Digital conta com três espaços: O primeiro é o Planetário Digital – Espaço Imersivo Multidisciplinar, próprio para projeções digitais fulldome. O lugar conta com uma cúpula em formato hemisférico, de 10 metros de diâmetro, equipada com confortáveis poltronas, e tem capacidade para acomodar 70 pessoas. O segundo ambiente é o Observatório Astronômico, onde é possível fazer observações dos corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios. O contato direto com os astros permite que as pessoas aprendam mais sobre a dimensão no espaço e sua importância para o planeta Terra. O Planetário 3D também conta, por fim, com o Espaço de Ciências Afins, composto de duas salas, onde é possível interagir atividades de ciências e tecnologia, e também promover conhecimento e educação em salas exclusivas para crianças, com vários modelos pedagógicos, para elas aprenderem de forma lúdica.

O Planetário Digital funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, somente para visitas escolares agendadas. Para o público em geral, os horários são de quarta a sábado, das 18 às 22 horas.

Reservas podem ser feitas pelo telefone: (62) 3902-2728.

About The Author

Zezé Weiss

Jornalista
Socioambiental

Related Posts

Deixe uma resposta