Quem passa por Pirenópolis, um dos poucos patrimônios goianos remanescentes do Brasil Colônia, precisa reservar um tempo para conhecer o Vagafogo.

Localizado a menos de 6 km do centro da cidade, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) voltada para a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos.

Primeira RPPN do Brasil, criada em 1990, a Reserva do Vagafogo oferece a quem a visita uma caminhada por uma trilha ecológica de 1,5 mil metros entre árvores centenárias da mata ciliar que margeia o Rio Córrego Vagafogo, com direito a banho em águas cristalinas na pequena cachoeira do rio. O passeio dura cerca de duas horas e pode ser feito das 9 às 16 horas.

Pra quem tem um pouco mais de tempo e gosta um pouco mais de aventura, o Santuário também oferece atividades ecológicas como o arvorismo, o rapel, a tirolesa. Ou pode-se simplesmente escolher uma das redes do redário e só ficar ali, observando com calma as riquezas da fauna e da flora da Reserva.

Mas uma das melhores coisas do Vagafogo é o Brunch. Ali, você pode degustar (manhã e tarde) alguns dos mais de 45 itens produzidos na fazenda com frutos do Cerrado. Por lá tinha um livrinho danado de bom chamado “Vagafogo – alumiando caminhos”, mas tá esgotado. Quem quiser, pode checar as receitas no site. Vale a pena!

Deixe uma resposta