Criada em 1936, a revista Life foi uma publicação de fotojornalismo popular dos Estados Unidos. Nos anos 50, 1957 para ser exato, a Life  publicou uma  matéria intitulada  “Dores de Crescimento de um País Grande: o ambicioso Brasil possui grandes riquezas, ótimo potencial e problemas significantes”,com belíssimas fotos. Confira aqui as imagens publicadas pela Life em 1957, com suas legendas originais:

“O belo Rio de Janeiro. Seus morros são famosos. Ao centro, o dramático  Pão de Açúcar. Entretanto, há problemas aí. Para a agonia da população carioca,  as visitas ao Pão de Açúcar quase estrangulam o trânsito. Mesmo assim,  fazem a cidade ter uma vista maravilhosa ao anoitecer” – Dmitri Kessel / Getty Images

“Motores decrépitos, tais como os destes queimadores de lenha de 1904 no corredor  Belém-Bragança, são pragas nas ferrovias. Como as madeiras de eucalipto emitem a fragrância de xarope de garganta, os motores parecem estar resfriados”

“Cena do Brasil. 1957”

“Cena no Brasil. 1957.”

“A antiga capital foi Salvador. A cidade perdeu seu título para o Rio em 1763 após ser descoberto ouro no sul. Salvador tem uma parte construída ao longo do porto, a parte baixa,  e uma outra  com igrejas, monastérios que datam desde o século 17 nas altas colinas.”

brasil nos anos 50

“Rio de Janeiro, Brasil. 1957”

“A futura capital está sendo construída por trabalhadores que vivem num aglomerado de 2.000 casas temporárias de madeira, próximas ao plano piloto de Brasília. Comerciantes vêm das cidades próximas para vender de produtos secos a  lâminas de barbear pelas ruas. Não há estrada terminada para o local e quase todo o tráfego vem e sai de avião”.

“São Paulo. 1957.”

“Cena do Brasil. 1957”

” A floresta Amazônica cobre um terço do território nacional. Quase que perdidos na bacia da Amazônia estão 3,5 milhões de pessoas. .

Fonte das imagens dos anos 50 em inglês

Anúncios

Deixe uma resposta