O Sanatório de Palmelo, em Goiás, marcou época como um centro de recolhimento de pessoas com alguma deficiência mental.

Competiu com o de Caraça, em Minas Gerais, ambos verdadeiros presídios de doidos, com celas, correntes e tudo o mais. Fechados há menos de 20 anos, os barracões, que durante décadas abrigaram perto de 250 internos, passam por recuperação e vão virar museu.

O projeto é bancado pela Igreja Adventista, mantenedora do manicômio no passado. A cidade é considerada, também, a “capital brasileira do Espiritismo”, por contar com vários centros Kardecistas e, num passado não muito remoto, ter recebido várias visitas de Chico Xavier.

Fundado em fevereiro de 1929, o Centro Espírita Luz da Verdade, patrimônio histórico do município, é conhecido no Brasil inteiro e em vários outros países, por seus tratamentos espirituais, que acontecem há quase 90 anos. Para o espiritismo, Palmelo é também um importante centro de pesquisa da doutrina espírita.

O Centro foi fundado por um grupo de 18 pessoas, a maioria moradora da área rural da região, que se converteram ao espiritismo diante da cura, pela mediunidade espírita de Dorcelino Damásio da Silva, que doou o terreno onde foi erguida a sede do Centro Espírita. A primeira direção do Centro foi composta João Cândido Branquinho e seus irmão Jonas, Gervásio e Gervásio Primo, que residiam no local.

Palmelo, ao contrário da maioria dos municípios brasileiros, for formado a partir de dum centro espírita, e não de uma igreja católica. Ainda hoje, cerca de 42% da população do município é de espíritas. O nome Palmelo seria, dizem os registros municipais, uma referência ao Barão de Palmela, guarda-mor do Imperador D. Pedro II, que teria uma fazenda na região

Palmelo casa rosa mapio.net
foto: mapio.net

Em 1936, chegou à cidade Jerônimo Cândido Gomide, considerado um grande líder espiritual e político, que, juntamente com sua esposa, Francisca Borges Gomide, popularmente conhecida como D. Chiquinha, e filhos contribuíram para a projeção de Palmelo. O povoado cresceu rapidamente por conta da fama das curas ali realizadas.

Segundo o jornal O Popular, de Goiânia, Palmelo, elevado à categoria de município em 13 de novembro de 1953, pela Lei Estadual nº 908 pelo desmembramento de Pires do Rio, é o segundo menor município do estado de Goiás (20 km²), e tambem um dos mais pobres. O município carece da infraestrutura básica como bancos e correios.

Entretanto, para quem crê, o local é considerado de excelência em cirurgias espirituais, sem anestesia, realizadas por médiuns como o italiano Bortolo Damo, participante da 2ª guerra mundial, falecido em 2009. Damo e a esposa Vânia Arantes coordenaram a casa Euripedes Baranulfo, de apoio a deficientes mentais com problemas espirituais.

Em Palmelo, além das orações das cirurgias espirituais, pode-se conseguir mensagens psicografadas de pessoas que já morreram.

Palmelo está localizado a cerca de 126 km de Goiânia, próximo às estâncias hidrotermais de Caldas Novas e Rio Quente, também no estado de Goiás.

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta