FORD 1920, MODELO T: O PRIMEIRO CARRO A CHEGAR EM FORMOSA. Imaginem a euforia da cidade interiorana… o povo todo acompanhando aquele importante prenúncio de modernidade. Conheça como aconteceu o grandioso evento.

Por Alfredo A. Saad

Foi um automóvel idêntico a esse que a sociedade formada por Pedro Chaves, Olympio de Mello Álvares, Olympio Jacyntho e Veridiano de Campos adquiriu em São Paulo “para ser utilizado em passeios à Lagoa Feia”.

O carro, o primeiro a chegar a Formosa, viajou em trem de ferro até Ipameri, então, o ponto final da linha da Estrada de Ferro Goiás. Depois, dirigido pelo chauffeur, sr. Adolph Hertz, percorreu o trajeto Ipameri-Formosa, seguindo pela antiga estrada de carros de bois.

Essa estrada passava pelo divisor de águas do rio São Bartolomeu até Santa Luzia e daí, cortando os rios Bananal e Torto, alcançava Formosa, via Planaltina.

Daí a pouco tempo, apenas um ano depois, esse último trecho converteu-se na estrada de rodagem Formosa-Santa Luzia, após os trabalhos de nivelamento, construção de mata-burros e adaptação realizados.

Além do motorista, chegaram em Formosa, no dia 23 de julho de 1920, viajando no primeiro automóvel, o coronel Evangelino Meirelles (deputado estadual) e o Dr. José Lourenço, advogado morador em Santa Luzia.

Alfredo A. Saad – Professor e Pesquisador, falecido em 2011, em “Álbum de Formosa – um ensaio de história de mentalidades”, originais encontrados entre seus papéis e publicado pela família em 2013.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você!

WhatsApp: 61 9 99611193.

HISTÓRIA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE:

Desde o nascimento da Xapuri, em 2010, sempre trabalhamos com o coração, dando o melhor de nós a serviço da luta e dos movimentos sociais.

Sempre foi nossa paixão contar histórias, repassar informação de qualidade e, sobretudo, construir espaços de comunicação que sejam úteis para as populações indígenas e tradicionais do Brasil.

É nosso compromisso compartilhar não somente conhecimento, mas também, na medida do possível, fortalecer entidades e movimentos que trabalhem na construção de um mundo melhor que ainda acreditamos ser possível.

Com o agravamento da crise econômica, especialmente depois do golpe de 2016, manter nosso trabalho e nosso apoio a quem precisa vem ficando muito difícil.

Por essa razão é que criamos aLoja Xapuri.

Nossa Loja Solidária nasceu no ano de 2018, por conta de um compromisso, uma paixão e uma precisão.

Aqui você não compra só um e-book, aqui você colabora com uma causa, você investe em Solidariedade e Resistência.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: