27 de Maio: Dia da Mata Atlântica, um dos biomas mais plurais do mundo
 
Por  Anna Fonseca no Facebook

27 de maio é o Dia da Mata Atlântica, um dos biomas mais plurais do mundo (por conter outros biomas dentro, dos mangues às florestas de araucárias), mais endêmicos, mais biodiversos e certamente um dos mais lindos do planeta. A Mata Atlântica percorre a maior parte da costa brasileira, boa parte das regiões Sul e Sudeste e o estado da Bahia, além da porção Leste do Paraguai e o Nordeste da Argentina (Misiones). Infelizmente também é um bioma dos mais ameaçados. Ocupado pelos seres humanos há 10 mil anos, começou a ser devastado c/ a colonização, há cerca de 500 anos, primeiro para retirada de pau-brasil, depois para os cultivos, geralmente em monocultura, de cana de açúcar e café, também pela retirada de ouro e demais minerais. Depois vieram as cidades cada vez maiores, as indústrias, as hidroelétricas, as enormes rodovias, depois os laranjais, a soja, a plantação de pinus e eucalipto. Restam no máximo 20% desse santuário ecológico de extrema beleza, boas quantidades de água doce cristalina e temperaturas perfeitas ao corpo humano.

Foto de Capa: Trecho de Mata Atlântica na serra q liga a região de Curitiba ao litoral do Paraná.
————————————————————————————————————-
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
ASSINE AQUI

 
 
 
 
continua depois da propaganda