Joana Gomes, dona Encrenca

A região da Mata Grande (Alagoas) vinha sendo constantemente perseguida pelas volantes e isso fez com que a jovem Conceição dos Santos ou Joana Gomes, entrasse no Cangaço. Ela se uniu a Cirilo, do Bando de Moreno e ganhou o apelido de Moça. Era uma das poucas que sabia manejar o rifle e participou de dois combates. Valentona, era mestra em causar confusão. Sua presença no grupo não somou, só tumultuou.

Era alta (maior que Cirilo), magra, cabelos lisos, boca grande para dizer desaforos com facilidade, olhos arregalados na descrição de Dadá. Não poderia chamar atenção pela beleza… Certa vez ficou na chuva por nada, só para discutir com o companheiro. Ele, Cirilo, morreu numa emboscada. Ela chorou muito, esbravejou, sentindo-se culpada por ter discutido com ele horas antes. Moça teve uma participação turbulenta no Cangaço. Decidiu abandonar o grupo em 1936. Levou na barra da saia o dinheiro de Cirilo. Sugestão da Dadá. Foi presa, mas posta em liberdade dias depois. A partir daí, sumiu na poeira do tempo. Mas deixou registrado o seu gênio rebelde.

Fonte:  Mulheres do Cangaço

 

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!


Camisetas

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

 

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

continua depois da propaganda
 

 

continua depois da propaganda