Bolo de Abacaxi

Bolo é quase que obrigação aqui em casa. Vai daí que há sempre um bolo para um chá ou café. O de abacaxi é dos preferidos, e a receita que trago aqui, criação minha, na regra “do que tem”, que nosso neto Nilo ama e festeja sempre que aqui chega.

Por Lúcia Resende 

A denominação “bolo do que tem” surgiu num dia em que o Nilo, de férias aqui em casa, veio para a cozinha seduzido pelo cheiro do bolo. Eu tenho hábito de fazer as massas meio “por rumo”, sem medida, como dizia minha mãe, e sempre usando o que tenho na cozinha. Por exemplo, na falta de leite, vai suco de fruta, ou água mesmo. Se tem uma fruta passando do ponto, é ela que entra na receita.

Pois bem, naquele dia, ao provar o bolo, Nilo perguntou de que era aquela delícia. Respondi de pronto que era “bolo do que tem” e lhe expliquei a minha prática. Agora, ele, já moço, vem raramente, mas sempre quer o bolo da casa, seja de queijo, frutas ou de qualquer ingrediente disponível!

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1 xicara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar (1 para a massa e outra para o caramelo)
  • 3 ½ xícaras cheias de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Canela (a gosto)
  • Fatias de abacaxi
Modo de fazer

Primeiro, caramelize bem uma forma com uma xícara de açúcar e reserve a outra para a massa. Sobre o caramelo, coloque as fatias de abacaxi e, se quiser, polvilhe levemente com canela.

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, uma xícara de açúcar, o sal e o leite. Bata bem e, em seguida, despeje em uma vasilha. Depois, vá peneirando a farinha, misturando bem, sem bater. Por último, o fermento. Despeje a massa na forma e asse em forno pré-aquecido.

P.S.: Na falta de abacaxi, pode usar banana, maçã ou outra fruta.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:

ASSINE AQUI

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]