fbpx

Brumadinho: A Vale sabia!

Impressionante como mesmo depois de mais de uma centena de mortos e mais de uma centena de desaparecidos, da imensa dor da população de Brumadinho e do sofrimento do povo mineiro, que vive sob a ameaça de ao menos 13 outras barragens, da presença de autoridades federais com a promessa de que “dessa vez vai ser diferente”, mesmo depois de algumas prisões de bagres pequenos (já liberados), chega-se ao conhecimento que, embora previsíveil, ainda causa espanto: A Vale sabia dos riscos de rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

De forma simples e didática, o pessoal da página Água, sua linda fez um resumo dessa triste realidade: sim, a  Vale sabia!

Confira o post:

Investigação da Polícia Federal mostra que a Vale trocou emails dois dias antes do rompimento e sabia dos riscos. A decisão da Vale de não pedir evacuação dos trabalhadores e moradores da zona de projeção de inundação resultou em 322 mortes (157 corpos encontrados, 165 ainda desaparecidos) imediatas. Pior, 15 dias antes um geólogo da Vale já havia recebido emails sobre alterações na estrutura. As informações foram trocadas entre funcionários da Vale com engenheiros da TÜV SÜD e da Tec Wise. Sabiam que qualquer rompimento mataria funcionários e moradores abaixo da barragem, mas não fizeram nada. Sabiam também que se tivessem dado início ao plano de emergência dois dias antes, haveria mais tempo para impedir que a lama tóxica contaminasse toda a bacia do Rio Paraopeba e chegasse ao Rio São Francisco.

Saiba mais:
“Geólogo da Vale diz que recebeu e-mail sobre alterações em barragem 15 dias antes de tragédia”, O Globo, 07/02/2019:https://glo.bo/2Sz6Akw
“‘A mina deveria ter sido imediatamente evacuada’, diz especialista em barragens da UFMG”, O Globo, 06/02/2019: https://glo.bo/2tdQvT6

Texto e imagede capa: página Água, sua linda no Facebook.

Bandeira de minérios: Reprodução/Internet


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!


Camisetas

Anúncios
Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

 

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

 

 

 


 

Anúncios