Pesquisar
Close this search box.

Chico Mendes – 30 Anos: Depois do Chico, a luta continua!

Chico Mendes – 30 Anos: Depois do Chico, a luta continua! Líder extrativista Joaquim Belo fala dos 30 anos da morte de Chico Mendes 

No ano em que se completa 30 anos da morte de Chico Mendes, o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Joaquim Belo, está no Acre para dialogar com lideranças, políticos e governantes sobre a atuação do conselho e a importância de planejar ações para o futuro que venham ao encontro da preservação ambiental…

 Por Concita Cardoso/Agência de Notícias do Acre/ Meio Ambiente

Em entrevista ao jornalista Bleno Caleb, da TV Aldeia, Joaquim Belo destacou que é de grande importância que se construa uma carta para os próximos 30 anos visando a viabilidade das reservas extrativistas e sua importância para a sociedade. “Ninguém acreditava que, fruto do que foi feito nos anos 70 e 80, herdaríamos um patrimônio que hoje soma 13% de uma Amazônia destinada a um público que o Chico defendia”, disse.
Segundo ele, a estratégia do conselho é preservar as reservas extrativistas como uma estratégia de garantir o direito das comunidades e o seu meio de produção. “Chico Mendes liderou o maior movimento socioambiental da Amazônia pela preservação da floresta e também pelo direito trabalhista de seringueiros e extrativistas. Ainda colhemos os frutos da luta desse grande líder seringueiro”, frisou Belo.
Uma extensa programação está sendo montada para ser realizada até o fim do ano pelos 30 anos de morte de Chico Mendes. Um desses eventos, previsto para outubro, é o IV Chamado da Floresta, que pretende reunir em Xapuri – cidade natal de Chico Mendes – mais de mil pessoas entre jornalistas, pesquisadores, acadêmicos e simpatizantes das causas ambientais.
Um dos conhecedores da história do líder seringueiro, o jornalista Elson Martins, hoje coordenador de jornalismo da TV Aldeia, revelou que foi  Chico Mendes que criou em 1985, em Brasília, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas, como uma forma de nacionalizar a luta dos seringueiros acreanos diante da ameaça de desmatamento da Floresta Amazônica.
“Graças a esse feito, hoje em todo o país temos mais de 300 entidades inseridas no conceito de Reserva Extrativista (Resex). A proposta pregada por Chico Mendes era de que os seringueiros permanecessem em suas colocações. A partir daí, tivemos um modelo de reforma agrária mais justo e mais humano. O que o Chico fez foi um marco na luta das Reservas Extrativistas espalhadas pelo Brasil”, destacou Belo.
————————————————————————————————————-
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes