fbpx
Chico Mendes, a voz da floresta
 
Assassinato de Chico Mendes, há 30 anos, fez mundo enxergar meio ambiente – Reportagem da Rádio Senado conta história do seringueiro do Acre e sua luta internacional contra destruição da Amazônia…
 
via Angela Mendes 

A execução de Chico Mendes completou 30 anos. Ele foi assassinado na virada de 1988 para 1989, em Xapuri (AC), a mando de fazendeiros que se sentiam prejudicados pela campanha do seringueiro contra o desmatamento da Floresta Amazônica. Foi um dos crimes que mais chocaram o mundo na década de 1980.

Ao longo da semana que vem, a Rádio Senado leva ao ar a reportagem especial “Chico Mendes, a voz da floresta”, que apresenta a história do seringueiro e mostra que o legado deixado por ele é sentido até hoje. De acordo com especialistas, foi a repercussão internacional do assassinato que fez o mundo finalmente começar a proteger o meio ambiente.

A reportagem explica de que maneira Chico Mendes deixou de ser um seringueiro comum dos confins da Amazônia e passou a ser o ativista ambiental mais famoso do mundo. Com base em documentos históricos do Arquivo do Senado, também mostra como os senadores da época reagiram ao assassinato.

Anúncios

Para produzir “Chico Mendes, a voz da floresta”, a Rádio Senado entrevistou a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva e a antropóloga Mary Allegretti. As duas foram amigas do seringueiro e atuaram na floresta ao lado dele.

 
     
 
1ª parte
04:34
 
2ª parte
04:22
 
3ª parte
04:52
 
4ª parte
04:49
 
5ª parte
05:42

Fonte: senado.leg

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

Anúncios