Pesquisar
Close this search box.

Clínica Popular: Jovens psicólogos oferecem escuta terapêutica em Laranjeiras, Rio de Janeiro

Clínica Popular: Jovens psicólogos oferecem escuta terapêutica em Laranjeiras, Rio de Janeiro

Por Paulo Assad Via oglobo

RIO – Conhecida pelas rodas de choro e samba, a Praça São Salvador , em Laranjeiras, agora serve também de espaço para uma espécie de clínica popular de atendimento psicológico. Batizado de Praça Terapia , o projeto começou a funcionar há cerca de um mês e foi elaborado por um grupo de seis jovens psicólogos recém-formados. O projeto social funciona todas as quintas-feiras na praça, salvo feriados e dias de chuva, das 17h30m às 20h.

— O atendimento é feito por ordem de chegada. Qualquer um pode vir, não precisa marcar horário nem nada — conta a paraense Camille Souza, de 23 anos, idealizadora da iniciativa.
 
O projeto começou a ganhar forma no fim do ano passado. No entanto, só em abril de 2019 eles começaram a fazer seus primeiros atendimentos. A ideia, segundo Camille, foi inspirada em duas iniciativas paulistanas: a Psicanálise na Praça Roosevelt e a Clínica Pública de Psicanálise.

— Falei com eles, e recebi um superapoio. Já tinha vontade de fazer algo assim desde 2018, mas só tive condições de pôr em prática agora. Surgiu uma luz para fazer e eu convidei a galera — conta Camille.

Bruno Augusto, um dos colegas de curso que aceitaram o convite, afirma ter ficado interessado na proposta por ver uma sintonia entre ela e os tempos de hoje:

— Tem uma coisa de estarmos vivendo um período conturbado, algo relacionado ao contexto político e com as novas tecnologias. As pessoas estão se ouvindo pouco, falta contato corpo a corpo. Aqui, podemos oferecer acolhimento.

Atualmente, eles contam com uma média de quatro atendimentos por noite, com pacientes de perfis variados.

— É misturado como a rua é misturada. Atendemos desde pessoas de classe média, que nos viram na internet, quanto pessoas em situação de rua. Esses quase sempre chegam aqui sem saber quem somos, mas como precisam falar e serem escutados, eles se beneficiam do nosso trabalho — diz Augusto.

 

Fonte: O Globo

 
Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes