Apolima Arara :Conhecendo as Etnias do Acre

Além de grupos de índios isolados (povos que não fazem contato com a sociedade não-índia), vivem na região do Acre 16 diferentes etnias em Terras Indígenas.

Da Revista Nova Terra

Cada um desses grupos possui suas próprias tradições, hábitos, ritos religiosos e idioma – a maioria das línguas pertence à família linguística Pano e só três povos falam línguas da família Aruak e Arawá.

Eles vivem em diferentes lugares da floresta acreana, mantendo com a mata a mesma relação de respeito de seus antepassados.

Um desses povos é o Apolima Arara.

Apolima Arara

Povo que vive na região do Alto Rio Juruá. Sua população tem como língua materna a portuguesa, com remanescentes falantes da língua Amawaka e Shawãdawa.

Fabricam diversas peças de artesanato, em especial redes.

Sua base alimentar é a macaxeira, com a qual fazem farinha e também caiçuma – bebida que acompanha as festas e reuniões da aldeia.

continua depois da propaganda

Fonte: Nossa Terra: uma viagem às origens da vida. Fundação de Cultura Elias Mansur – FEM. Biblioteca da Floresta, 2010. Capa: Rondônia Agora. Foto interna: Thaumaturgo News. 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
loja Xapuri camisetas

 

E-Book Por Um Mundo Sem Veneno

COMPRE AQUI

 

continua depois da propaganda