Dança Celestial – Que são e como se movem os principais corpos celestes do Sistema Solar

A definição mais comum de Sistema Solar diz que ele é o conjunto de corpos (planetas, satélites naturais, asteróides, planetas anões, cometas) e matéria (gases e poeira) que gravitam ao redor do Sol. 

Várias teorias tentam explicar sua origem. A mais aceita atualmente pelos cientistas tem como base a Hipótese Nebular. E diz que o Sistema Solar surgiu a partir de uma nuvem de um grande número de gases (oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, hélio) e poeira cósmica – formada por elementos químicos como ferro, ouro, urânio. 

Esta nuvem, em algum momento, começou a se contrair, acumulando matéria e energia, o que acabou dando origem ao Sol e aos planetas. Isso ocorreu a mais de 4,5 bilhões de anos.

Além da Terra, outros sete planetas fazem parte do Sistema Solar: Mercúrio, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno. 

Plutão, que foi descoberto em 1930 e até 2006 era considerado um planeta, hoje é apontado pela comunidade acadêmica como um planeta anão (pequeno corpo do Sistema Solar). A mudança ocorreu em 2006, quando a União Astronômica Internacional alterou os critérios que até então serviam para definir um planeta.

Como organizador desse “sistema” está o Sol. Muitas civilizações politeístas acreditavam que o Sol era uma divindade – os gregos o chamavam de Hélio, os persas de Mitras e os egípcios de Rá. Hoje sabemos que ele é a estrela central do nosso sistema planetário e e também a principal fonte de energia da Terra (99,98%). 

Sua distância em relação ao nosso planeta é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros (ou uma Unidade Astronômica – UA) Isso significa que a luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar aqui. Ainda assim, o Sol é a estrela que está mais perto da gente. Depois dele vem a Proxima Centauri, localizada a uma distância 270 mil vezes maior: sua luz demora mais de 4 anos para chegar até nós. 

A temperatura do Sol é impressionante: mais de 5 mil graus Celsius na superfície e 15 milhões de graus no núcleo central. Sua massa é 333 mil vezes maior do que a da Terra, e seu volume, mais de 1 milhão. Apesar do tamanho, o Sol é na verdade uma esfera uma esfera gasosa – com massa composta basicamente por hidrogênio (73%) e hélio. 

Até agora,  sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, três planetas-anões, 138 satélites, centenas de asteróides e um grande número de cometas. 

continua depois da propaganda

Fonte:  Revista Nossa Terra – Biblioteca da Floresta – Rio Branco/Acre – Maio de 2010. 

——————————————————————————————————————————–

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

continua depois da propaganda

continua depois da propaganda