Pesquisar
Close this search box.
Dança Celestial

Dança Celestial

Dança Celestial

Que são e como se movem os principais corpos celestes do Sistema Solar…

Por Zezé Weiss

A definição mais comum de Sistema Solar diz que ele é o conjunto de corpos (planetas, satélites naturais, asteróides, planetas anões, cometas) e matéria (gases e poeira) que gravitam ao redor do Sol. 

Várias teorias tentam explicar sua origem. A mais aceita atualmente pelos cientistas tem como base a Hipótese Nebular. E diz que o Sistema Solar surgiu a partir de uma nuvem de um grande número de gases (oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, hélio) e poeira cósmica – formada por elementos químicos como ferro, ouro, urânio. 

Esta nuvem, em algum momento, começou a se contrair, acumulando matéria e energia, o que acabou dando origem ao Sol e aos planetas. Isso ocorreu a mais de 4,5 bilhões de anos.

Além da Terra, outros sete planetas fazem parte do Sistema Solar: Mercúrio, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno. 

Plutão, que foi descoberto em 1930 e até 2006 era considerado um planeta, hoje é apontado pela comunidade acadêmica como um planeta anão (pequeno corpo do Sistema Solar). A mudança ocorreu em 2006, quando a União Astronômica Internacional alterou os critérios que até então serviam para definir um planeta.

Como organizador desse “sistema” está o Sol. Muitas civilizações politeístas acreditavam que o Sol era uma divindade – os gregos o chamavam de Hélio, os persas de Mitras e os egípcios de Rá. Hoje sabemos que ele é a estrela central do nosso sistema planetário e e também a principal fonte de energia da Terra (99,98%). 

Sua distância em relação ao nosso planeta é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros (ou uma Unidade Astronômica – UA) Isso significa que a luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar aqui. Ainda assim, o Sol é a estrela que está mais perto da gente. Depois dele vem a Proxima Centauri, localizada a uma distância 270 mil vezes maior: sua luz demora mais de 4 anos para chegar até nós. 

A temperatura do Sol é impressionante: mais de 5 mil graus Celsius na superfície e 15 milhões de graus no núcleo central. Sua massa é 333 mil vezes maior do que a da Terra, e seu volume, mais de 1 milhão. Apesar do tamanho, o Sol é na verdade uma esfera uma esfera gasosa – com massa composta basicamente por hidrogênio (73%) e hélio. 

Até agora,  sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, três planetas-anões, 138 satélites, centenas de asteróides e um grande número de cometas. 

Fonte:  Revista Nossa Terra – Biblioteca da Floresta – Rio Branco/Acre – Maio de 2010. 

 

Slide
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes