fbpx

Diamantina: Daqui a pouco tem Festa do Divino!

Por: Janaina Faustino

Pra quem gosta da tradição das festas mineiras,principalmente das festas religiosas, Diamantina é destino certo, porque é lá que acontece a maior Festa do Divino de Minas Gerais.

Reconhecida como Bem Imaterial de Diamantina, a Festa, junto com a receita do tradicional bolo de arroz servido durante as cerimônias religiosas, faz parte da política de preservação do Patrimônio Cultural do Município.

Há registros de que a Festa, ou Festejo do Divino, acontece no antigo Arraial do Tijuco, hoje Diamantina, pelo menos desde o século XVIII, sempre vinculada à capela de Nossa Senhora do Amparo.

Prevista para o começo do mês de junho, a Festa, em si, além da distribuição do famoso bolo de arroz, tem alvorada, procissão da bandeira para o levantamento do mastro, banda de música e a procissão dos milagres.

Domingo é o dia em que, logo pela manhã, os e as fiéis integram o Cortejo do Império, com a participação de grupos folclóricos como os Caboclinhos. Durante o Cortejo, o imperador e sua família são levados de sua residência para a celebração festiva na igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Em 2019, os festejos estão marcados para a primeira semana de junho. Diamantina fica a cerca de 300 km de Belo Horizonte. Pra quem mora em outras partes do Brasil, não é tão perto. Mas a festa é linda, vale a pena!


Block

Anúncios