Estudantes cearenses criam protetor solar com óleo de buriti

Estudantes do Crato, no Ceará, desenvolveram um protetor solar feito à base de óleo de buriti. A iniciativa de criar o produto que utiliza ativos naturais surgiu para proteger trabalhadores de baixa renda, que ficam debaixo de sol forte do nordeste, na extração de calcário no Vale do Buriti, em Santana do Cariri.

De acordo com informações do R7, a ideia partiu dos alunos Eron Pinheiro e Fidel Morais, que cursam o 3º ano do ensino médio, no Colégio Pequeno Príncipe.

Os estudantes trabalham na fórmula do produto desde dezembro de 2019 com a orientação do professor de química, Cícero Teixeira.

“Eles desenvolveram o PH e o Fator de Proteção Solar, FPS. Concluindo essa etapa final estaremos com o filtro protetor solar preparado”, disse o professor Cícero à Cariri Revista.

O próximo passo do projeto é desenvolver uma embalagem sustentável e tornar o produto acessível para pessoas de baixa renda.

Vale do Buriti

Ainda segundo informações, os jovens escolheram o buriti como princípio ativo pela capacidade da fruta de absorção dos raios ultravioleta.

Alunos e professores decidiram dar o nome de Ultra Buriti após conhecerem a rotina dos trabalhadores do Vale do Buriti, em Santana do Cariri, que passam horas debaixo de sol forte diariamente.

Os estudantes contam que a experiência veio da vontade de realizar um projeto científico com cunho social.

continua depois da propaganda

“Isso é muito gratificante”, disse o estudante Fidel Morais.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do R7)

Fonte:  O Oeste Online


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

continua depois da propaganda

COMPRE AQUI

 

 

 

continua depois da propaganda