Pesquisar
Close this search box.

Maranhão recebe Movimento Solidário

No último dia 8 de maio, em Brasília (DF), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) apresentou ao superintendente do governo do Maranhão no Distrito Federal, Ricardo Capelli, os propósitos do Movimento Solidário. A cidade maranhense de Belágua será a próxima contemplada pelo programa de responsabilidade social e empresarial da Federação, do Grupo PAR e da PAR Corretora de Seguros.

No encontro, ficou definido que será agendada uma reunião com secretários e com o governador maranhense, Flávio Dino, até a primeira quinzena de junho, para tratar do lançamento das ações. Após este evento é que ocorrerá o planejamento para visita técnica ao município.

“O apoio das representações políticas e administrativas no Maranhão é fundamental para que possamos articular as ações para mudar a realidade de Belágua, a exemplo do que aconteceu em Caraúbas do Piauí (PI), que passou por melhorias significativas nas áreas de saúde, educação e geração de renda”, destaca a diretora de Comunicação e Imprensa da Fenae, Natascha Brayner.

Belágua foi escolhida para ser a próxima cidade a receber o programa pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae. A escolha do município, distante 113 quilômetros de São Luís (capital), foi motivada por vários indicadores sociais, como baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mortalidade infantil, taxa de alfabetização e renda por habitante, entre outros.

AÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS DO PIAUÍ

Em ato realizado no município em 28 de maio de 2015, a Fenae oficializou o encerramento das ações em Caraúbas do Piauí.

O ato contou com a participação do governador Wellington Dias (PT), de secretários de Estado, lideranças políticas, comunitárias e sindicais, além do prefeito de Caraúbas, Manoel Pacheco. Também estiveram presentes dirigentes da Apcef-PI e representantes das empresas do Grupo PAR, entre outros. Representando a Fenae, participaram o presidente, Jair Pedro Ferreira, e os diretores Natascha Brayner (Comunicação e Imprensa) e Moacir Carneiro (Cultura).

Em encontro recente, ocorrido em Brasília, representantes do governo piauiense ressaltaram a contribuição do Movimento Solidário para impulsionar o desenvolvimento social e econômico da cidade de Caraúbas do Piauí.

No município, as políticas sociais na área da saúde, educação e de distribuição de renda, realizadas com doações de parceiros e de milhares de empregados da Caixa Econômica Federal, foram fatores determinantes para as melhorias ocorridas.

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, publicado em abril pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o município melhorou sua classificação, passando para 0,505 (dado referente ao ano de 2010). O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

A Fenae, com o apoio dos empregados da Caixa, promoveu campanhas de arrecadação de pontos do Mundo Caixa, uma plataforma de relacionamento e incentivo que permite a empresas como Caixa, Caixa Seguros, Funcef, Fenae, Apcefs e Grupo PAR se comunicarem com os trabalhadores do único banco 100% público do país, a Caixa Econômica Federal. No caso de Caraúbas do Piauí, a totalidade das campanhas desenvolvidas pelo Mundo Caixa sempre foi convertida em projetos de geração de renda, associativismo e equipamentos de uso da comunidade.

MOVIMENTO SOLIDÁRIO: ORIGEM, ATUAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Movimento Solidário foi criado em 2005 pelo Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Fenae, juntamente com o Grupo PAR e a PAR Corretora de Seguros. No ano seguinte, o programa começou a ser executado em Caraúbas do Piauí, cidade que na época tinha o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Além da atuação no município piauiense, o programa Movimento Solidário transformou e melhorou também a qualidade de vida dos moradores do Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ).

O principal objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades carentes, com base nas Metas do Milênio, lançadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Portanto, o resgate da cidadania, combinado com o esforço por reafirmar a dignidade de quem mais precisa Brasil afora, está na origem da história e das realizações do Movimento Solidário, seja em que circunstância for.

movimento-solidario-fenae

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes