fbpx

Galileu: “E no entanto, ela (a Terra) gira”

Durante a Idade Média, astrônomos como Galileu e Copérnico desafiaram a crença de que a Terra fosse o centro do universo, contrariando a interpretação que a Igreja fazia dos textos sagrados…

Da Revista Terra

Isso bastava para anular a infalibilidade da instituição, baseada no dogma e na fé, não no conhecimento empírico.

Galileu foi obrigado a se retratar diante de um tribunal da Inquisição. É famosa a frase atribuída a ele logo após negar seus estudos e conclusões diante dos juízes da fé: “e no entanto, ela (a Terra) gira)“.

Galileu Galilei –  O astrônomo e físico italiano Galileu Galilei (1564 – 1642) foi o primeiro a observar o céu com o auxílio de um telescópio (século XVIII). Foi ele quem identificou as fases de Vênus e os satélites de Júpiter.

Nicolau Copérnico – Copérnico (1473 – 1543) provocou uma revolução no pensamento ocidental ao afirmar que a Terra girava em torno do sol: o homem deixava de ser o centro do universo.

Tales de Mileto – Tudo indica que os egípcios, os chineses e os babilônios foram os primeiros povos a observar o céu sistematicamente. No entanto, foi o filósofo grego Tales de Mileto (640 – 560 A.C.) quem deu início às observações astronômicas científicas. Atribui-se a ele a previsão de um eclipses solar em 585 A.C. 

Fonte: Revista Nossa Terra – Uma viagem às origens da vida. Fundação Elias Mansour/Biblioteca da Floresta – Maio 2010.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

continua depois da propaganda

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri 81



QUERO ASSINAR

 

continua depois da propaganda