#HiroshimaNuncaMais: Bomba Atômica Nunca Mais!

“Hiroshima e Nagasaki foram alvos dos maiores atentados TERRORISTAS da história da humanidade, cometidos pelos EUA.” Frase postada no Facebook por Até a Vitória, Sempre.

No dia em que o mundo completa 74 anos do genocídio de Hiroshima e Nagasaki, não podemos nos calar. A matéria que se segue é da Revista Galileu. As fotos, conforme creditado pela revista, são do banco de imagens Getty Images. #HiroshimaNuncaMais!

No dia 6 de agosto de 1945, o então presidente norte-americano Harry Truman fez um discurso anunciando o que o povo japonês sofreria nos próximos dias: o lançamento de duas bombas atômicas às cidades de Hiroshima e Nagasaki. A ação acabou tirando a vida de quase 200 mil pessoas.

O bombardeio foi uma resposta ao ataque japonês em 1941 à base norte-americana de Pearl Harbor, que matou 2.500 indivíduos.

Este ano, a ofensiva que devastou parte do Japão completa 74 anos. Em lembrança à data, o banco de imagens Getty Images disponibilizou 12 imagens históricas do episódio com exclusividade para a GALILEU.

Para Ahern, essas imagens têm até mais poder do que dados e relatos da época. “Pode ser difícil compreender o sofrimento em uma escala tão grande. Fatos, números e estatísticas nos informam e ajudam a entender essa escala – mas é indiscutivelmente pela fotografia que nos conectamos de uma forma mais poderosa”.

Veja a seguir as fotos (atenção, algumas têm cenas fortes de feridos):

A fumaça em forma de cogumelo que se formou após o lançamento da bomba em Hiroshima atingiu 6 km de altura. (Foto: The LIFE Picture Collection/Getty Images)
Cenário devastado de Hiroshima após a bomba atômica. (Foto: Bernard Hoffman/The LIFE Picture Collection/Getty Images)
A cidade de Nagasaki após o ataque em agosto de 1945. (Foto: Universal Images Group/Getty)
Objetos pessoais em meio aos destroços causado pela bomba em Nagasaki. (Foto: Bernard Hoffman/The LIFE Picture Collection/Getty Images)
Vítimas do bombardeio em Hiroshima em meio a mosquitos, no prédio de um banco que foi improvisado como hospital (Foto: Corbis/Getty Images)
O bairro Hacchobori, em Hiroshima, um ano após o bombardeio. (Foto: Getty Images)
Mãe e filho em Hiroshima, quatro meses após o ataque. (Foto: Alfred Eisenstaedt/Pix Inc./The LIFE Picture Collection/Getty Images)
O calor gerado pela bomba de Hiroshima causou o "efeito sombra" em locais distantes até 2 km do epicentro do bombardeio. (Foto: Keystone/Getty Images)
Homem vítima da bomba de Hiroshima com os braços queimados. (Foto: Keystone/Getty Images)
Crianças de Hiroshima usam máscaras para evitar o cheiro de cadáveres dois meses após o bombardeio. (Foto: Keystone/Getty Images)
Príncipe Mikasa, do Japão, visita um sobrevivente do ataque à bomba nuclear em Hiroshima em 2 de 1949 (Foto: The Asahi Shimbun/Getty Images)
Pessoas rezam pelas vítimas do bombardeio em Hiroshima no primeiro aniversário do ataque. (Foto: Getty Images)

 
Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]