Hoje tem Resistência?! Tem, sim senhor!

Por Redação Esquerda Diário

Apenas no primeiro dia da maior festa popular brasileira, o Carnaval, já despontaram diversos elementos de politização. Tanto no Rio quanto em São Paulo ontem as escolas de samba trouxeram enredos homenageando personagens nacionais símbolos da luta e resistência, como a Barroca Zona Sul que homenageou Tereza de Benguela e a Tom Maior com o enredo “É coisa de preto”, além de críticas ao atual governo e seu reacionarismo, satirizando seus personagens tragicômicos como Bolsonaro, Damares e Paulo Guedes.

A Acadêmicos de Vigário Geral abriu o desfile da Série A carioca, divisão de acesso do Carnaval do Rio, com uma alegoria que retrata o palhaço Bozo com a faixa presidencial e fazendo o gesto de “arminha” com as mãos. Com o enredo O Conto do Vigário, dos carnavalescos Alexandre Costa, Lino Salles, Marcus do Val e Rodrigo Almeida, a escola de samba da zona norte do Rio contou a história do Brasil pontuada por mentiras contadas pelos políticos.

Já no Sambódromo em São Paulo, no desfile do Grupo Especial, a atual campeã, Mancha Verde, que desfilou na madrugada deste sábado (22), fez críticas diretas a Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, e Paulo Guedes, ministro da Economia.

A escola paulistana levou à avenida uma ala inteira em referência à famosa frase de Damares de que “meninos vestem azul, meninas vestem rosa”. Uma fantasia em um carro alegórico também chamou a atenção do público: uma empregada doméstica usando orelhas do Mickey com um enorme passaporte na mão, em referência à recente declaração de Guedes de que, quando o dólar estava mais baixo, “empregada doméstica estava indo pra Disney, uma festa danada”.

Fonte: Esquerda Diário


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

Comentários