A lenda do Vaqueiro Misterioso

Diz a lenda que em todos os locais dos Brasil onde acontecem as famosas “Festas do Peão”, do nada, sempre aparece um vaqueiro vestido com um velho e surrado gibão de couro. Com seu jeitão bem jeca, o vaqueiro misterioso completa o vestuário com um imenso chapéu de palha, que lhe cobre praticamente todo o rosto.

Por sua aparência de gente muito humilde, o vaqueiro nunca é levado a sério e às vezes torna-se alvo de piada entre os demais vaqueiros. Mas quando entra no picadeiro, tudo muda. Como em um passe de mágica, ele domina a montaria e vence todas as disputas.

Aclamado pelas multidões, o vaqueiro passa então a ser respeitado por seus pares, admirado pelas mulheres e convidado de honra da organização de todas as festas. Mas, surpreendentemente, o grande e genial vaqueiro recusa todas as honrarias e, assim como chegou, desaparece sem deixar nem história nem rastro.

 

NOTA: Para o grande folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo (1898 – 1986) a lenda do vaqueiro misterioso “é um símbolo da velha profissão heroica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte. ”


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

 

 

continua depois da propaganda

Uma Resposta