Pesquisar
Close this search box.

Machadinho: Barragem de minério se rompe em Rondônia. Pelo menos 100 famílias isoladas

Machadinho D´Oeste, Rondônia: Barragem de minério rompe no Distrito de Oriente Novo e causa danos ambientais

Por: machadinhoonline
Um barragem de rejeitonde minérios rompeu nesta sexta-feira (29), no distrito de Novo Oriente, em Machadinho D’Oeste (RO), município a pouco mais de 350 quilômetros de Porto Velho, interior do estado. A informação sobre o caso foi repassada à Rede Amazônica pelo comandante da Polícia Ambiental, Washington Soares Francisco, na região. As primeiras informações apontam que não há vítimas.
O rompimento teria sido provocado por uma forte chuva que encobriu a cidade na última quinta-feira (28). A Polícia Ambiental informou também que não há vítimas, mas destacou que ocorreram “muitos danos ambientais”.
Conforme o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sedam), Elias Resende, uma equipe da pasta segue ao local por terra e na manhã de sábado (30), técnicos irão para a região onde houve o rompimento de helicóptero. Elias também disse que está fora do estado, mas informou que no sábado fará um sobrevoo.
No momento, equipes da Polícia Ambiental fazem levantamento sobre o rompimento. Por lá, pelo menos 100 famílias estariam isoladas por causa da queda de pontes na região.
Fonte: http://www.machadinhoonline.com.br/index.php/2019/03/29/machadinho-barragem-de-minerio-rompe-no-distrito-de-oriente-novo-e-causa-danos-ambientais/
Famílias ficam isoladas
A Polícia Ambiental informou neste sábado (30) que cerca de 100 famílias ficaram isoladas em Rondônia devido ao rompimento de uma barragem da mineradora MetalMig em Oriente Novo, distrito de Machadinho D’Oeste, a pouco mais de 350 quilômetros de Porto Velho. Não há registro de vítimas e nem informações sobre o tamanho do dano ambiental.
rompimento ocorreu nesta sexta-feira (29), após a forte chuva que atingiu a região. Segundo o comandante da Polícia Ambiental, Washington Soares Francisco, as famílias ficaram isoladas devido à queda de sete pontes que foram destruídas pela força da água.
Duas das pontes atingidas estão localizadas na RO-257, que liga os municípios de Ariquemes (RO) e Machadinho D’Oeste.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) informou que o material derramado é formado por areia e argila, sem a presença de metais pesados. De acordo com a pasta, não há risco de contaminação.
A barragem é proveniente da mineração de cassiterita. A mineradora MetalMig atua desde 1970 na localidade. Ainda segundo Sedam, a empresa está com as licenças ambientais e de operação em dia.
Na manhã deste sábado (30), uma equipe de perícia da Polícia Civil com apoio da aéreo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), iniciou sobrevoo no local atingido para estimar os danos causados pelo rompimento da barragem.
Fonte: http://www.yesmania.com.br/noticia/2019/03/30/familias-ficam-isoladas-com-rompimento-de-barragem-em-machadinho-do-oeste.html

 
 
Fotos: Polícia ambiental/Mdo-RO. Fonte citada: G1 Rondônia.
     

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

 
 
 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes