Xiko Mendes baiangoneiro e geralista traz o tempo de ontem: puro e bom! Traz o rio Cariranha, as veredas e toda nossa ancestralidade

Tenho um pedaço de mim entre as margens dessa CARINHANHA: aí ficou enterrada no teu solo encharcado e arenoso a Alma BAIANGONEIRA GERALISTA dos meus Antepassados. Cemitérios, taperas de casas e fazendas, roças nas vazantes, a imagem do gado curraleiro chegando à tardezinha no curral do meu avô FIRMINO JOSÉ BARBOSA (quilombola com Ancestralidade no antigo Porto Cajueiro, caminho entre JANUÁRIA e GOIÁS antes de Brasília)… Tudo isso aí povoou a paisagem bucólica e poética da minha infância e adolescência entre as Veredas Muriçoca, Pilão, Jataí, Cobra, Landim, Canabrava, Rodeio e Cajueiro. Tudo isso está hoje protegido, felizmente, dentro do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Oh saudade da Fazenda Rodeio*, antiga propriedade dos meus avós paternos Rafael Mendes de Queiroz e Rita Rodrigues de Almeida!

Sou grato a Deus por saber que a Alma BAIANGONEIRA GERALISTA dos meus ANCESTRAIS está aí guardada entre as Nascentes dessa CARINHANHA e que as máquinas do Agronegócio nunca vão exumar desses cemitérios engolidos pelo silêncio mágico dessas paisagens a espiritualidade totêmica dos meus laços identitários com esses lugares.

*RAFAEL MENDES de Queiroz e Rita Rodrigues de Almeida, antigos donos da Fazenda Rodeio, dentro do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, eram pais do meu bisavô João Mendes de Queiroz (João Peba).

XIKO MENDES é professor, Historiador, escritor e membro da Alaneg – Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

Comentários