Mobilidade Urbana: Lá e cá, eis a gestão!

Se o planeta é uma esfera de superfície disforme solta no universo ainda pouco conhecido, está no jeito de tratar politicamente seus distintos relevos o caminho mais curto para harmonizar as diferenças entre os povos que o habitam.

O princípio vale como desafio permanente da humanidade desde a deriva continental que nos empurrou para ambientes cada vez mais distantes, mas que com o tempo (ah, o tempo!) nos exigiu a proximidade por razões óbvias, afinal está no decisivo gesto humano local a possibilidade da transformação da realidade global, eis o sentido da gestão!

Os espaços geográficos onde vivem pessoas são distintos porque formados conforme usos e costumes praticados cotidianamente. Sua configuração, estética e dinâmica são produtos da natureza decifrada do senso comum e do conhecimento científico ajuntados por pessoas.

Logo, se experimentamos seus traçados e perfis urbanos construídos em dimensões e escalas semelhantes, mas tratados politicamente com desprezo às pessoas, à coletividade, está no decisivo gesto humano precário a explicação do fracasso colhido.

Inexiste diferença nas bitolas dos espaços de mobilidade dos centros e periferias de Uruaçu e Copenhague, de Goiânia e Bogotá. Lá e cá, o que temos de diferente é a ideologia que permeia nossa visão de mundo, sempre uma escolha política, eis a gestão!

Antenor Pinheiro
Jornalista, membro da Associação Nacional de Transportes Públicos/ANTP

Obs.: publicado originalmente em 3 de dez de 2017


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:

ASSINE AQUI

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]