Pesquisar
Close this search box.

Lula entendeu-se com o país e consigo mesmo  

Lula entendeu-se com o país e consigo mesmo

Quem passou a noite de quinta-feira no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e conversou com aliados e interlocutores próximos de Lula sabe duas coisas: a)  a decisão de prender Lula provocou uma indignação profunda; b) a exigência de que ele se apresentasse por conta própria em Curitiba, as 17 horas desta sexta-feira, era vista como inaceitável.

Por Paulo Moreira Leite no Brasil 247 

Conversei dirigentes sindicais veteranos e lideranças do MST, parlamentares do PC do B e dirigentes PSOL, deputados do PT e sindicalistas da CUT. Com mudanças de vocabulário e tonalidade na voz,  todos estavam convencidos de que seria uma forma de humilhação, uma maneira de obrigar Lula a se curvar perante a autoridade de Sérgio Moro — a qual todo cidadão comum pode ter obrigado de  acatar, mas não é obrigado a reconhecer.

Qualquer que fosse a opinião inicial de Lula sobre o caso, a decisão desta manhã confirma um dos traços principais de seu método de liderança, que tanto tem a ver com sua história no sindicato. Ele passou a noite de ontem na mesma entidade no qual teve início, há 40 anos, o principal projeto  de combate a desigualdade da história do país, poucas horas depois de ter sido convocado por Sérgio Moro para se apresentar à sede da Polícia Federal de Curitiba.

Numa pequena sala na ala reservada ao presidente da entidade, a qual se têm acesso após atravessar um pequeno labirinto de divisórias de madeira laminada, ali compareceram Dilma Rousseff e o presidente da CUT, Vagner Freitas, Fernando Haddad e Luiz Marinho, ministros do governo Lula, e também os candidatos a presidente Guilherme Boulos, do PSOL, e Manuela Dávila, do PC do B.

Se naquele ambiente as conversas eram mantidas com voz baixa, no quarto andar formavam-se rodas em torno das mesas do restaurante da Branca, que substituiu o antigo Bar da Tia,  uma cantina que já funcionava ali na década de 70, quando recebia operários cansados da labuta pesada das fábricas — muitos deles, aos poucos, se transformaram nas lideranças que se tornavam referência em todo o país.

Demonstrando que havia acompanhado com atenção redobrada os debates da tenebrosa sessão do STF que terminou com a derrota do artigo 5 LVII da Constituição, uma liderança ligada a área de segurança pública fez um comentário amargo sobre Luiz Roberto Barroso, o ministro que sugeriu que a prisão em segunda instância em nada iria afetar o cotidiano da população pobre das grandes cidades, vítima preferencial da violência policial.

“Eu sei por experiência própria que isso não é verdade. E acho que ele também deveria saber. A pressão para reprimir mais, prender mais, sem ligar para os direitos das pessoas pobres, sem defesa alguma, já está aumentando e vai aumentar ainda mais”.

Encostado no balcão a espera de um salgadinho, um sindicalista era capaz de repetir de memória os principais debates do julgamento, com frases literais, dizendo a um interlocutor: “temos de achar uma esperança. É preciso encontrar uma saída”. Após uma pausa: “sempre existe uma saída”.

Entre trabalhadores, militantes e lideranças sociais, em ar compenetrado, num carro de som instalado na rua em frente a entrada principal da entidade, o ambiente era outro. O líder do MST João Paulo Rodrigues arrancou aplausos de uma massa com ânimo para bater palmas e gritos a plenos pulmões depois da meia noite, quando revelou que nesta sexta-feira os movimentos sociais planejavam fechar 100 estradas com pneus queimados.

A platéia ficou ainda mais animada quando João Paulo disse que, em 17 de abril, o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, o MST também vai combater “o latifúndio da TV Globo”.

Saindo de uma conversa com Lula, a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), fez um belo discurso para denunciar a perseguição a ao ex-presidente mas fez questão de registar que “o brilho nos olhos” do Lula.

Preso e torturado durante a ditadura militar, o ex-deputado Adriano Diogo falava de suas impressões após um encontro com Lula:

— Toda pessoa que sabe que vai ser presa fica calculando o que pode lhe acontecer, minuto a minuto. Não pode ser diferente, é claro. Mas Lula não demonstra a menor preocupação. Fala de tudo e quer saber de tudo. Está mais preocupado com o país do que com ele. Nunca vi isso.

A permanente serenidade que Lula exibe nestes tempos tão difíceis para todos — inclusive para ele — costuma ser explicada pela certeza de que nada poderá mudar seu lugar na História. Têm certeza das vitórias que obteve e do papel que desempenhou. Sem perder a capacidade de ouvir, entendeu-se com o país e consigo mesmo.

——————————————————————————————————————————–

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 
 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Julio Cesar Bonassa de Olivira

LULA LA

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes