O céu é o limite! 

Desde a Pré-História, a observação do céu vem colaborando para que o ser humano descubra mais sobre os mistérios da vida no planeta. Sabe-se, por exemplo, que a noção da passagem do tempo (dia e noite) e dos ciclos da natureza – fundamental para o desenvolvimento da agricultura e, portanto, da evolução humana – surgiu graças às observações que o homem das cavernas fez do céu.

Na tentativa de desvendar o universo – e descobrir um pouco sobre si mesmo – o ser humano construiu, ao longo da história, várias teorias. Primeiro acreditou que o céu abrigava os deuses, associando alguns fenômenos naturais a castigos divinos; mais tarde, defendeu a ideia de que o Sol era uma bola de fogo e, por muito tempo, sustentou a crença de que a Terra não se movia (Geocentrismo).

Com a teoria de que o Sol, e não a Terra, era o centro do universo (Heliocentrismo), o homem fundou a base do pensamento moderno, criando as condições para que a produção do conhecimento tomasse proporções cada vez maiores. A invenção do telescópio, no século XVII, permitiu aproximar os corpos celestes e inaugurou uma nova relação entre o ser humano e o universo.

Hoje, a ciência e a tecnologia avançaram a tal ponto que os cientistas são capazes de identificar corpos muito pequenos e cada vez mais distantes do sistema solar; confirmar a existência de buracos negros ou descobrir planetas extrassolares – que orbitam em uma estrela que não é o Sol.

Com tantas e surpreendentes descobertas, é difícil imaginar que por um longo período a humanidade acreditou que a Terra, além de imóvel, era o centro do universo!

Fonte: Revista Nossa Terra – uma viagem às origens da vida. Fundação Elias Mansour/Biblioteca da Floresta – Rio Branco – Acre, Maio/2010.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 

SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO