Covid-19: Os Yanomami não querem morrer!

Os Yanomami não querem morrer mas eles estão correndo risco de genocídio…

A Terra Indígena Yanomami tem, hoje, mais 20 mil garimpeiros que levam a Covid-19 para dentro da floresta e aldeias. Com a pandemia do novo coronavírus, esse problema histórico tornou-se uma crise humanitária e de saúde pública.

Para dimensionar o impacto da pandemia disseminada pelos garimpeiros, o ISA produziu um estudo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e revisão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta que 40% dos Yanomami que vivem próximos a zonas de garimpo podem ser contaminados. São mais de 5 mil pessoas, de um universo de cerca de 26 mil, que é a população total da Terra Indígena Yanomami.

Para evitar essa tragédia, o Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana lançaram a campanha #ForaGarimpoForaCovid.

Participe da campanha e assine a petição. Pressione o governo para uma ação de desintrusão, que retire os invasores do território. Essa medida é indispensável para que os Yanomami possam fazer o seu isolamento social, necessário para evitar a transmissão da Covid-19.  A doença já provocou três mortes entre os Yanomami e há outros 44 casos confirmados entre os Yanomami e Ye’kwana.

A petição será enviada para Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados; Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal; Eduardo Fortunato Bim, Presidente do IBAMA; Fernando Azevedo, Ministro da Defesa e Forças Armadas; André Mendonça, Ministro da Justiça e Segurança Pública; e General Hamilton Mourão, Vice-presidente da República.

Você também pode pressionar essas autoridades no Twitter e compartilhar a petição em suas redes, para que um número cada vez maior de pessoas se mobilize!

Você pode ajudar a impedir o genocídio Yanomami. Assine e compartilhe a petição, vamos juntos pressionar o governo e garantir a sobrevivência do povo Yanomami.

Você também poderá doar para esta causa aqui.

Fonte: ForaGarimpoForaCovid

 

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

 

%d blogueiros gostam disto: