Peru: Crianças transformam terrenos baldios em jardins infantis 

Rogelio Ramos Huamán, morador da periferia de Comas, na capital do Peru, desenvolveu uma ação em seu bairro para transformar terrenos baldios em jardins infantis. A ideia foi baseada numa experiência anterior que ele havia tido ainda na escola, onde tinha que cuidar de um terreno, plantar sementes e cuidar das plantas.

Do portal CicloVivo 

Em sua vizinhança, Rogelio convocou as crianças para ajudá-lo a cultivar plantas e hortaliças em um terreno próximo à sua casa, que até então estava vazio e abandonado. Essa primeira ação aconteceu em 2011 e meses depois, segundo Rogelio, o bairro já estava tomado por outros jardins infantis.

Com a expansão da ação na comunidade, ele pediu à prefeitura autorização para ocupar um terreno na região. As crianças transformaram este local, que estava abandonado e cheio de lixo, em um bosque de 120 m². Lá plantaram árvores frutíferas, colocaram vasos com plantas e alguns bancos para serem usados pelas crianças quando quiserem ler, além de decorarem o local com cartazes e placas. Uma empresa disponibilizou água e adubo orgânico para ser utilizado ali.

Tierra de Ninõs

A história da ação iniciada por Rogelio foi contada no livro do projeto peruano Tierra de Ninõs (TiNi, ou Terra de Crianças em tradução livre), iniciativa da ONG Ania, criada para estimular o desenvolvimento sustentável por meio do contato das crianças com a natureza. No livro, ele fala sobre o impacto do projeto. “No fim, ficamos felizes pois como a força da nossa crença em mudanças, conseguimos melhorar o bairro e nós mesmos como pessoas”, explica.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/criancas-peruanas-transformam-terrenos-baldios-em-jardins-infantis/


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

continua depois da propaganda