Estudantes brasileiras criam produto que absorve óleo do mar

Desafio em sala de aula virou um projeto que pode se transformar em negócio

Por: Redação

Duas alunas de Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, desenvolverem uma solução inovadora que absorve vazamentos de óleo no mar utilizando casca de coco verde.

A invenção é das jovens Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de logística da Etec (Escola Técnica Estadual), que pretendem lançar o produto no mercado.

De acordo com o site Meon.com.br, a iniciativa partiu do desafio da professora Patrícia Pantojo, que ficava incomodada com o volume de cascas de coco verde que vão para o lixo na cidade, cerca de 16 toneladas por mês. A docente propôs aos alunos que achassem uma solução prática para o problema.

Block

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info


O passo seguinte foi conseguir o óleo para realizar os testes. Em um tanque com água do mar foram colocados tanto óleo quanto a borra do petróleo, uma substância bem grossa, em estágio anterior à destilação para se chegar a combustíveis. A fibra do coco absorveu tudo.
Na hora, eu percebi que aquele produto era muito parecido com a fibra de coco. Então, quando eu cheguei em casa eu resolvi fazer um teste de absorção, e deu certo”, contou Núbia ao site Meon.com.br.Foi a partir de uma visita técnica ao Porto de São Sebastião, que Núbia e Aline tiveram a ideia usar a casca do coco como matéria-prima para produzirem o produto. Lá elas conheceram a turfa canadense, um pó usado para absorver o óleo que os navios despejam nos oceanos.

Núbia e Aline descobriram ainda que ao acrescentar penas de aves à fibra com o óleo absorvido, forma-se uma biomassa, que pode ser usada como substituta do carvão, por exemplo.

Fonte: Catraca Livre

continua depois da propaganda
Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

 

continua depois da propaganda