Pesquisar
Close this search box.

Professor, Professora: A arte de sobreviver

É extremamente difícil viver de arte no Brasil, assim como viver da carreira de professor e professora também se tornou complicado ao longo dos anos. Pouca ou nenhuma valorização profissional, espaços de trabalho cada vez mais precários, falta de oportunidade de crescimento e de ascensão profissional são fatores que tornam a vida de professores e professoras tão difícil quanto a de artistas que lutam por um palco para mostrar a sua arte e sobreviver daquilo em que acreditam e que produzem.

São profissões diferentes, mas que se relacionam a todo instante. Ser professor, ser professora, é dominar a arte de ensinar, de aprender, de transmitir o conhecimento que lhe foi dado, na troca mais digna que existe – a transmissão do saber.

Ser artista é buscar no palco da vida, ou nas ruas lotadas de espectadores e espectadoras, a atenção para a arte individual, o aplauso coletivo, a sobrevivência por meio do reconhecimento do seu público. Não é fácil e, embora sejam sinas difíceis de carregar, são fardos que acompanham as duas profissões.

O professor, a professora, tem que aprender com as diferenças, e ao mesmo tempo mediar a diferença alheia, tem que compreender que nem todos têm as mesmas condições para, a partir daí, redobrar os esforços em busca mesmas oportunidades para todos e para todas.

Em um país onde o poder público custa a entender o papel e a importância da carreira do magistério, o Estado nos obriga a carregar sozinhos/as o fardo de investir em uma profissão que aos olhos do mundo é a mais importante que existe, mas aos olhos do governo brasileiro não é digna de valorização.

Professores e professoras carregam a responsabilidade de levar o conhecimento aos quatro cantos, ainda que nas mais longínquas distâncias, onde se percorrem estradas quase sem nenhuma estrutura.

Os professores e professoras tiveram que adaptar o modo de ensinar à nova realidade do país, em um Brasil cada vez mais conectado e com uma geração mais crítica. Os educadores e educadoras precisam diversificar e planejar suas aulas de forma diferente, de modo a estimular cada vez mais estudantes a desenvolver e analisar criticamente o mundo.

A internet, que antes era uma aliada no planejamento e na transmissão do conhecimento, hoje atropela etapas e faz com que estudantes busquem na agilidade das informações da grande rede as respostas para aquilo que deveria ser ensinado em sala de aula.

Em um país onde o currículo,  e o que deve ser ensinado em sala de aula, é determinado para manutenção dos poderes, onde as avalições caminham para dificultar ainda mais a vida dos professores e estudantes, onde universidades que oferecem cursos de licenciaturas beiram o abandono de investimentos e demanda por alunos, onde não se avizinha um plano de carreira atraente e meritocrático e, principalmente, o papel do professor e da professora não é reconhecido com a importância que deveria.

Em direção oposta, países que investiram massivamente em educação, na formação de educadores, na valorização da carreira e em currículos programados e construídos a partir da colaboração dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, deram um salto nos índices de educação.

A fórmula é conhecida por todos: os ingredientes para que seja construído um novo modelo de educação, que passe pela valorização dos professores e professoras, e por oferecer ensino público de qualidade, está à disposição do poder público, basta apenas acreditar que ser professor é uma obra de arte.

Uma arte que deve ser admirada, respeitada, valorizada. Então, pensemos: Ser Professor, ser Professora de verdade é viver de arte!

Iêda Leal
Professora da Rede Pública de Ensino, Secretária de combate ao racismo da CNTE, Coordenadora do C. R. Lélia Gonzales, Tesoureira do Sintego e Vice-presidente da CUT – GO

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes