Pesquisar
Close this search box.

Reforma da Previdência: Aposentados por invalidez vão ficar sem o benefício integral

Reforma da Previdência: Aposentados por invalidez vão ficar sem o benefício integral

Mariana Londres, do R7, em Brasília

Apenas quem sofrer acidente de trabalho terá 100% da média dos salários

A reforma da Previdência proposta pelo governo federal e que está em discussão no Congresso Nacional prevê o fim das aposentadorias integrais para trabalhadores que ficam incapacitados (aposentadoria por invalidez), a não ser em caso de acidente de trabalho. Pelas regras atuais, o trabalhador que fica incapaz de trabalhar por qualquer motivo: acidente de trabalho, acidente de trânsito ou doença tem direito a benefício equivalente à 100% da média do salário de contribuição, limitado ao teto. Após a reforma, apenas os que tiverem sofrido acidente de trabalho terão direito a benefício integral. Os demais (trânsito, vítima de violência ou doença) terão 51% do valor do benefício com mais 1% por ano de contribuição.

Para especialistas reforma é necessidade para acabar com desigualdade do sistema
Com as mudanças, portanto, um trabalhador que fique inválido após um acidente de trânsito, por exemplo, e que tenha 10 anos de contribuição em vez de ter 100% da média do benefício passará a ter 61% da média. Digamos que o salário médio seja de R$ 2.500. Este trabalhador passaria a receber R$ 1.525, uma diferença grande para quem contribuiu mas já não pode mais trabalhar.
Além disso, o trabalhador que se aposentar por invalidez após acidente de trabalho também sofrerá uma redução no valor. Isso porque a regra atual faz a média de salários descartando 20% dos salários menores, elevando o valor do benefício. Já com a reforma, o valor será obtido pela média de todas as contribuições, sem tirar os 20% menores salários.
Servidores públicos irão manter privilégios na Reforma da Previdência 
A proposta causou revolta em deputados da oposição, como Alessandro Molon (Rede-RJ). Em entrevista, ele criticou o texto, dizendo que não faz sentido penalizar um trabalhador que tenha sido vítima, por exemplo, de bala perdida.
— É um absurdo. A aposentadoria por invalidez não é um prêmio para quem sofreu um acidente de trabalho, mas uma proteção contra o risco de não se poder mais trabalhar, seja por que razão for, acidente de trabalho ou não.
A oposição, no entanto, é minoria na Câmara dos Deputados.
Pessoas com deficiência
A reforma da Previdência também penaliza os deficientes, elevando de 15 para 20 anos o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria por idade das pessoas com deficiência. Segundo dados do Movimento das Pessoas com Deficiência atualmente a média salárial de pessoas com deficiência é de 85% do valor do salário. Com a reforma, a média do benefício passaria a  71% com cinco anos a mais de contribuição.


Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eduardo Pereira

Discurso bem articulado, mas não convence. A Reforma tal como está posta, só cobra sacrifício dos mais pobres. Gente como o presidente Bolsonaro, aposentado aos 33 anos de idade, se não me equivoco, assim como o judiciário e os militares, vão continuar com seus privilégios. Pobre é gente forte, por isso mesmo não tem que ir pro abate.

Adriana

A reforma da previdência é uma necessidade que pode ser aferida por aritmética. A reforma preserva muito assistencialismo ainda: o LOAS , bem.como idoso com 60 anos receber , sem numca ter contribuido, receberá 50% do salário.minimo e este valor vai subir até 1 salário mínimo quando ele tiver 70 anos. Mas devemos viver de realidade e não adianta fazer passeata para simplesmente reclamar e dizer que não aceita. É posição demasiadamente pueril. Sejamos razoáveis e vamos , todos nós, darmos nossa parcela de contribuição. Só assim as pequenas e médias empresas ( inclysive os artesãos)poderão vender mais e empregar mais. Com a roda da economia girando, teremos mais vida digna e sem esmolas. Pobre é gente forte, honesta e gosta de trabalhar, por isso não gosta de esmola, mas de oportunidade de trabalho, pois só o.trabalgo traz dignidade.

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes