Sustentabilidade: Jovens extrativistas em defesa da Amazônia

Por Memorial Chico Mendes

Chico Mendes foi assassinado por defender a floresta e seu povo. Ícone da luta pelo meio ambiente, foi um dos fundadores do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS que, em 1996, criou o Memorial Chico Mendes, com o objetivo de divulgar, em nível nacional e internacional, as ideias e da luta de Chico e apoiar as comunidades agroextrativistas do Brasil.

O Memorial é uma entidade de assessoria técnica ao movimento social dos extrativistas e tem por finalidades a defesa do meio ambiente, a valorização do legado, das ideias e da luta de Chico Mendes e a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades extrativistas da Amazônia e de outras regiões do Brasil.

Os territórios tradicionais de uso coletivo além desenvolver um importante serviço ambiental e ecossistêmico, preserva também a valorização dos modos de vida e a cultura dos povos e comunidades tradicionais no Brasil.

Na Floresta Nacional de Tefé no Estado do Amazonas, a valorização da cultura e defesa do território vem sendo trabalhado por meio de oficinas e encontros de formação que busca estimular o protagonismo jovem no seu envolvimento para o desenvolvimento das ações de mobilização e organização comunitária.

 

Projeto Jovem Protagonista do Fortalecimento Comunitário já vem sendo desenvolvido há 8 (oito) anos na Flona Tefé, e conta com apoio de parceiros e instituições locais. Além da Flona de Tefé o projeto também e vem sendo implementado em diversas Unidades de Conservação Federal em diferentes Estados da região.

O projeto hoje é responsável por incentivar jovens lideranças a ocupar vários espaços de participação social incluindo o cargo de diretor do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS), à exemplo, do atual secretário de juventude do CNS Dione Torquato.

Para Dione é importante que haja cada vez mais iniciativas como essa que ajude a promover o protagonismo jovem no fortalecimento da organização comunitária. “Para que estas ações continuem sendo desenvolvidas é preciso de algo além dos esforço dos nossos jovens extrativistas que querer estarem envolvidos, precisamos também do apoio de pessoas e organizações que também tenham sensibilidade com o tema e ajude financeiramente para que este importante trabalho possa continuar sendo desenvolvido”. Completa Dione, reforçando a importância e necessidade de permanência e ampliação de projetos como Jovem Protagonista do Fortalecimento Comunitário.

Fonte: Memorial Chico Mendes

continua depois da propaganda

Block

 

continua depois da propaganda